quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Festival Gliding Barnacles – o único festival de surf, arte e música da Europa - regressa à Figueira da Foz com a maior edição de sempre e onde são esperadas mais de 10 mil pessoas!

A 11ª edição do festival Gliding Barnacles decorre de 18 a 22 de setembro na Praia do Cabedelo. O único festival de surf, arte e música da Europa vai reunir multidões de todo o mundo na Figueira da Foz onde se esperam mais de dez mil pessoas para uma celebração do surf como forma de arte!E promete ser a “melhor e maior do que nunca”!Desde a sua estreia em 2014, o Gliding Barnacles transformou-se num fenómeno internacional, atraindo milhares de visitantes de 32 países.
Eurico Gonçalves, fundador do evento e presidente da Associação de Desenvolvimento + Surf, afirma: "Estamos melhores e maiores do que nunca", prometendo uma programação ambiciosa e inovadora para a 11ª edição.

O Gliding Barnacles redefine o surf, apresentando-o não como uma competição, mas como uma forma de expressão criativa. Um formato único a nível mundial. Nessa lógica, a competição é substituída por sessões não competitivas. Nesta edição, surfistas renomados como Eurico Romaguera, Clovis Donizetti, Karina Rozunko e Ambre Victoire, apresentarão, em regime livre, o seu estilo, criatividade e inovação.

Uma celebração da diversidade cultural.

A programação deste ano inclui quase 40 concertos ao vivo, numa mistura de bandas emergentes com nomes que já são da casa, como Subway Riders, 800 Gondomar, Da Chick e Manteau. Uma residência artística aberta ao público receberá intervenções em diversos formatos, desde pintura de murais e serigrafia até escultura e tecelagem, com artistas como Sofia Cruz (Krus), Gémeo Luís, Paul McNeill e Tanya Fryer. Entre ondas e concertos, haverá ainda cortes de cabelos e tatuagens na praia e construção de pranchas de surf ao vivo. Com o mar e centenas de sofás como pano de fundo, a Praia do Cabedelo será ainda palco para performances artísticas, um mercado de comida de rua e uma feira de artesanato.
A grande novidade deste ano é a extensão da residência artística à gastronomia, com curadoria de Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto. São vários os chefes que vão apresentar as suas confeções, com o apoio da Vivid Farms. Entre eles, Joana Duarte da Rota das Algas, Miguel Menezes do Douro Palace Hotel, João Bívar do Shun Open Kitchen, Filipe Camacho da Petiscaria Âncora, e João Sá do restaurante Sála de João Sá, com uma estrela Michelin.

O Gliding Barnacles vai além do conceito de festival, posicionando-se como um catalisador da mudança cultural. "Numa cidade conhecida pelo turismo de praia, mas ainda longe do radar enquanto destino de surf, decidimos criar um evento, envolver a comunidade local e atrair ainda mais pessoas", explica Eurico Gonçalves.

Beatriz Fonseca, responsável pela organização, destaca que "o Gliding Barnacles é mais do que um festival; é um movimento cultural que aproxima a comunidade local e visitantes de todo o mundo.”

“São dez anos de muita aprendizagem, mas principalmente de muita vontade de partilhar o que a nossa região e o nosso país têm de melhor. O conceito de partilha foi e continua a ser a força motriz do Gliding Barnacles.” acrescenta.

Sobre o evento

O acesso às sessões de surf e aos concertos diurnos na Praia do Cabedelo é gratuito. Para as intervenções artísticas e concertos noturnos, é necessário reservar lugar através doo website do evento.

O Gliding Barnacles conta com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, do Turismo de Portugal e da Vans, reforçando o seu papel na promoção do turismo e da cultura local.

*Mais informações no site do evento*

Banda Filarmónica Santanense e a Filarmónica da SIRL atuam no CAE com vocalista TIM dos 'Xutos & Pontapés'!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, 5 de outubro, pelas 21h30, no Grande Auditório, o espetáculo Banda Filarmónica Santanense e Filarmónica da SIRL Convidam Tim, no âmbito do ORQUESTRAE.No âmbito do ORQUESTRAE, a Banda Filarmónica Santanense e a Filarmónica da SIRL – Sociedade Instrução e Recreio de Lares, convidam Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés.

Neste concerto muito especial, Tim interpretará não só temas emblemáticos da sua banda de sempre, Xutos & Pontapés, como outros temas da sua carreira a solo, tudo isto em arranjos musicais surpreendentes.

Orquestrae é o nome dado a uma iniciativa da Câmara Municipal da Figueira da Foz, cujo projeto foi pensado no sentido de potenciar o desenvolvimento artístico e técnico das Bandas Filarmónicas do concelho, proporcionando-lhes novas experiências musicais com artistas de destaque no meio musical português.

Bilhetes a 15 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

domingo, 8 de setembro de 2024

Cantor Buba Espinho que vai do Cante ao Fado atua no Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dia 28 de setembro, pelas 21h30, no Grande Auditório, um espetáculo com Buba Espinho.
Buba Espinho é um jovem cantor, natural de Beja. Desde cedo que vive e sente intensamente a música de raiz, pela mão do pai, também músico, que lhe transmitiu a importante missão de a preservar. A música tradicional portuguesa tem em Buba Espinho um dos seus mais importantes porta-vozes da atualidade. Apesar da sua jovem idade, Buba cruza géneros musicais como ninguém e viaja do Cante ao Fado com a mesma mestria com que domina a música pop nacional e as sonoridades mais urbanas e atuais.

O novo concerto de Buba consagra-o como o cantautor que há muito despertava dentro dele e apresenta-nos toda a sua vivencia em Beja no mundo da música de raiz, do fado e mais recentemente da pop.

Depois do grande sucesso no dueto com os D.A.M.A. e com Bárbara Tinoco, de atuações ao vivo como convidado de grandes artistas como Rui Veloso, Ana Moura ou António Zambujo, Buba Espinho regressa em força com um novo disco, “Voltar”.

Bilhetes a 28 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Mais uma sessão no CAE dos contos Drink & Tell - Tintim por Tchim-Tchim desta feita com um contador que vem da Galiza: Quico Cadaval

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sábado, 21 de setembro, pelas 21h30, no Jardim Interior, mais uma sessão de contos Drink & Tell - Tintim por Tchim-Tchim, com o contador galego Quico Cadaval. Este espetáculo é uma organização conjunta da Bruaá e do CAE, e a parceria da Loja Sol Engarrafado e do Restaurante Olaias. Nesta sessão voltamos a celebrar o ato de contar e ouvir histórias, essa experiência única e ancestral, renovada constantemente pela cumplicidade entre ouvinte e contador.

Quico Cadaval nasceu em Ribeira, Rias Baixas da Galiza, 1960. É encenador e autor teatral ativo desde os anos 80 do passado século. Participou em peças do repertório clássico como são as comédias de Shakespeare ou obras do dirty-realism irlandês de Martin McDonagh, como “Um crânio em Connemara”. Também ligou a sua sorte a uma dupla cómica (Mofa&Befa) que mudou a ideia do que são os palhaços. Com eles fez uma tournée bem-sucedida do espetáculo “Shakespeare para ignorantes”. Esta experiência em palco, unida à sua paixão pela cultura popular, levou-o a experimentar uma maneira nova da arte de contar histórias. Nos anos noventa fez parte de um movimento de contadores na Galiza que percorreram a Península Ibérica, América Latina e uma boa parte da Europa.

A arte de contar histórias de viva-voz reborda os limites do etnográfico e invade espaços informais, de nova socialização e pisa mesmo as tábuas sacrossantas do teatro. Tem alguns prémios e reconhecimentos a ornamentar as prateleiras, e poucos livros (poucos livros da sua autoria, de outros autores tem muitíssimos). Sente a Lusofonia como um território próprio, que prolonga com naturalidade a sua Galiza natal.

Bilhetes a 5 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Cine-Concerto 'Lugar para Dois' vai realizar-se próximo sábado 7 de setembro no Jardim Interior do CAE e com entrada é livre

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que o Cine-Concerto “Lugar para Dois” de Miguel Gizzas, inicialmente agendado para o Grande Auditório no dia 7 de setembro pelas 22h00, irá realizar-se na mesma data e hora mas no Jardim Interior do CAE e desta feita com entrada é livre.

No caso de já ter adquirido bilhetes para este espetáculo, deverá solicitar a devolução do valor dos mesmos na bilheteira do CAE.

Na senda de encontrar novas formas de contar as suas histórias, Miguel Gizzas apresenta agora o seu novo cine-concerto "Lugar para Dois”. Desta feita, o escritor e cantautor apresenta um cine-concerto ainda mais imersivo onde podemos sentir a história do romance musical "Lugar para Dois” (finalista do Prémio Leya) através de sete artes em simultâneo, num absoluto inédito mundial.

Com as vozes de Ricardo Carriço, Júlio Isidro, João Didelet, Sofia Nicholson, entre outros, somos envolvidos numa história mágica, vivida entre Lisboa e Moçambique.

Um romance excecional sobre a culpa, o amor e aquilo que ainda tem para dar quem julga que, afinal, já perdeu tudo.

Festival Gliding Barnacles – o único festival de surf, arte e música da Europa - regressa à Figueira da Foz com a maior edição de sempre e onde são esperadas mais de 10 mil pessoas!

A 11ª edição do festival Gliding Barnacles decorre de 18 a 22 de setembro na Praia do Cabedelo. O único festival de surf, arte e música da E...