quarta-feira, 28 de maio de 2025

Filme de animação “Flow – À Deriva” passa a tarde de 1 de junho Dia Mundial da Criança no CAE!

Sinopse: O mundo parece estar à beira do fim, marcado pelos vestígios deixados pela presença humana. Um gato, solitário por natureza, vê a sua casa ser destruída por uma cheia catastrófica. Encontra refúgio num barco habitado por diversas espécies, com as quais terá de colaborar, apesar das suas diferenças. Neste barco à deriva, que navega por entre paisagens místicas e inundadas, os animais terão de enfrentar os desafios e perigos de se adaptarem a um novo mundo.

Este filme traz uma reflexão silenciosa protagonizada por animais ternurentos e revela que a sobrevivência num mundo em mudança depende da união e da colaboração, mesmo entre os mais improváveis aliados.

Este filme foi o Vencedor do Óscar e do Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação.

CAE, domingo 1 de junho, 15 horas, no âmbito do 23º Aniversário do CAE e Dia Mundial da Criança, filme "Flow - À Deriva", de Gints Zilbalodis,

Realizador, Gints Zilbalodis; Género, Animação; Duração 1h24, Origem Letónia, m/6 anos. Bilhetes a 2 euros.

Centro de Artes e Espetáculos arranca 23º aniversário no sábado 31 de maio com o concerto de apresentação do novo álbum da jovem cantautora Nena

"Um Brinde ao Agora" e ao Nosso Futuro!

É tempo de celebrar! No dia 31 de maio, o Centro de Artes e Espectáculos junta duas grandes festas numa só noite: o concerto de apresentação do novo álbum da jovem cantautora Nena, "Um Brinde ao Agora" e o arranque das comemorações dos 23 anos do CAE.

Nena é já uma certeza e um valor seguro da música portuguesa. A sua ainda curta carreira está já repleta de êxitos. Com a sua voz única e autêntica, Nena vai emocionar o público com um concerto exclusivo, onde apresentará ao vivo os temas do seu tão aguardado novo trabalho. Uma noite para ouvir os êxitos, descobrir novas canções e brindar à música portuguesa.
 

A seguir a este concerto, realiza-se o espetáculo de Multimédia “Águas Dançantes”, pleno de som, luz e cor a que se junta a componente pirotécnica.

A animar esta noite, estará o DJ Set Remember CAE – 23 Anos, que irá, decerto, surpreender o público.

Esta programação, de entrada livre, decorrerá na Esplanada Exterior do CAE.

E porque a festa não acaba aqui, ao longo do mês de junho continuaremos a celebrar os 23 anos do CAE, que há mais de duas décadas faz parte da vida de todos, oferecendo, diariamente, Arte, Cultura e Espetáculos inesquecíveis.

Programação completa:

SEXTA-FEIRA | 30 MAIO

21H30 – “The Shrouds – As Mortalhas”, de David Cronenberg | Cinema;

SÁBADO | 31 MAIO

21H30 às 22H30 – DJ Set . Remember CAE - 23 Anos | Música; 22H30 – Concerto com Nena | Música; 00H00 – Águas Dançantes | Espetáculo Multimédia; 00H20 – DJ Set . Remember CAE - 23 Anos | Música.

DOMINGO | 1 JUNHO

15H00 – “Flow – À Deriva”, de Gints Zilbalodis | Cinema de Animação; 16H00 – Inauguração da exposição “Recordar Aida no Teatro Nacional de São Carlos”; Local: Casa do Paço; 17h00 – Inauguração da exposição “António | 50 anos de Humores” - Local: Sala 2 do CAE.

SEXTA-FEIRA | 6 JUNHO

21H30 – “O Ano Novo que não Aconteceu”, de Bogdan Mureşanu | Cinema.

SÁBADO | 7 JUNHO

21H30 – “Amigos da Treta”, com Aldo Lima e José Pedro Gomes | Teatro.

SEGUNDA-FEIRA | 9 JUNHO

21H30 – Concerto com Carolina de Deus, com os convidados Ricardo Liz Almeida e Margarida | Música.

SEXTA-FEIRA | 13 JUNHO

21H30 – “O Esquema Fenício”, de Wes Anderson | Cinema.

SÁBADO | 14 JUNHO

21H30 – Drink & Tell – Tintim por Tchim-Tchim, com Estefânia Surreira | Sessão de Contos.

SEXTA-FEIRA | 20 JUNHO

21H30 – “A Prisioneira de Bordéus”, de Patricia Mazuy | Cinema.

SEXTA-FEIRA | 27 JUNHO

21H30 – “Breve História de uma Família”, de Jianjie Lin | Cinema.

SÁBADO | 28 JUNHO

21H30 – Wonderful Town – Musical em versão de concerto, de Leonard Bernstein, pelo Teatro Nacional de São Carlos | Música.

Exposições a decorrer:

“The Drawlab Bones & Slides”, de Hugo Pedrosa – Sala de Ilustração / “O Traço Ilustrado” | Exposição de Serigrafia – Sala Afonso Cruz / “António | 50 Anos de Humores” – Sala 2 / “Remoinhos e Ventanias”, de Selma Pimentel – Sala Zé Penicheiro / “Recordar Aida no Teatro Nacional de São Carlos” – Casa do Paço.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Alhadas vai receber o IX Encontro de Grupos de Música Popular Portuguesa

A Sociedade Boa União Alhadense vai realizar no próximo domingo, dia 25 de maio, pelas 15h00, o IX Encontro de Grupos de Música Popular Portuguesa, em que participam:

Grupo de Música e Cantares "Alegria do Zambujeiro" de Zambujeiro / Arazede / Montemor-o-Velho; Grupo Coral "Fora D´Oras" de Montemor-o-Novo (cante alentejano); e o Grupo de Cantares da SBU Alhadense / Alhadas / Figueira da Foz.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Elenco de luxo promete muitas gargalhadas no CAE com peça de teatro “Cheque-Mate” de 22 a 25 de maio e vai "Fora de Portas" ao Theatro Trindade em Buarcos

Sinopse: É quinta-feira e a vida de um poderoso banqueiro e de um gerente bancário do Feijó vão cruzar-se por causa de um cheque de 5 milhões de euros.O que faria se a sua conta bancária, sempre no vermelho, apresentasse um saldo de milhões? Rogério trabalha há 25 anos no banco, mas ainda não conseguiu comprar o carro dos seus sonhos, um modesto VW Golf. Hélia, a sua mulher, funcionária pública, honesta e trabalhadora, perde-se em concursos de valor acrescentado. O filho, André, estuda engenharia e dá explicações que nunca são pagas. A notícia do eventual despedimento de Rogério cai como uma bomba e torna-se o ponto de partida para mais uma comédia hilariante.

Marcos Caruso, José Raposo, Carla Andrino, Rui Unas, Sara Barradas e Ivo Lucas prometem muitas gargalhadas num texto genialmente escrito por Juca de Oliveira, que, associado à interpretação brilhante deste elenco de luxo, se adivinha como um dos espetáculos mais divertidos do ano.

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, Grande Auditório - Peça de teatro “Cheque-Mate” com Marcos Caruso, José Raposo, Carla Andrino, Rui Unas, Sara Barradas e Ivo Lucas, de 22 a 25 de maio.

Horário das sessões:

Quinta-feira | 22 maio | 21h30; Sexta-feira | 23 maio | 21h30; Sábado | 24 de maio | 21h30; Sessão Extra: Domingo | 25 de maio | 17h00. Bilhetes a 23 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.
….............................................

Por sua vez, e na sexta-feira 23 de maio, às 18h30, terá lugar no Theatro Trindade, em Buarcos, a iniciativa “CAE Fora de Portas - À Conversa com...” que contará com as presenças dos atores da peça “Cheque-Mate” - Carla Andrino, Marcos Caruso, José Raposo, Sara Barradas e Ivo Lucas. O público vai ter, assim, oportunidade de assistir a uma conversa informal com estes atores sobejamente conhecidos do grande público. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

«« «« «« «« «« «« «« «« «« «« «« «« «« «« «« ««

Espetáculo infantil 'O Planeta é a nossa Casa' vai ao CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, domingo, 18 de maio, pelas 17h00, no Grande Auditório, o espetáculo infantil "O Planeta é a nossa Casa".

O Jardim Zoológico e a Plano 6 juntam-se, mais uma vez, para apresentar um musical delicioso sobre a importância de preservar e conservar. Sobre a certeza de que todos os gestos contam e que todos nós contamos.

Zé e Emma, pai e filha, vão fazer uma trilha pela natureza. O Zé é biólogo no Jardim Zoológico e quer que a sua filha viva uma experiência no meio da natureza. Emma está ansiosa por ver as espécies que o passeio lhe vai mostrar. E está absolutamente em êxtase com a hipótese de se cruzarem com um koala, um dos seus animais favoritos. Emma já viu um koala no Jardim Zoológico, mas nunca num habitat natural. O local do passeio, tão bem escolhido pelo Pai Zé, é rico em fauna e flora e promete muitas surpresas e aventuras. Koalas, abelhas, cangurus… e pasme-se, até um Dinossauro!

Está lançada a nossa história… A partir de agora tudo pode acontecer!

Esta peça é uma aventura recheada de emoções fortes, cheia de música, cor e alegria que não deixará ninguém indiferente. De mãos dadas, humanos e animais, cada um fará a sua parte, e com eles vamos aprender um bocadinho mais sobre a importância de cuidar do nosso planeta.

O momento é AGORA. Não há um planeta B.

Bilhetes a 5 euros (público geral) e 8 euros (criança + adulto) à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

quarta-feira, 14 de maio de 2025

O público é que vai escolher o nome de uma peça de teatro que sobe ao palco do Auditório!

Com encenação de Luís Ferreira, a peça vai ser levada à cena no âmbito das XLVII Jornadas De Teatro Amador do Lions Clube da Figueira da Foz na próxima sexta-feira dia 16 de maio, pelas 21h00 horas, no Auditório Madalena Perdigão do Museu Municipal.

A peça não tem nome pois o público vai interagir e dar um título à peça.

O elenco é constituído pelos elementos do grupo de Teatro da Universidade Sénior da Figueira da Foz.

Entrada gratuita.

<<< << << << << << << << << << << <<

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Figueira da Foz já tem uma Companhia Profissional de Teatro a qual promete dar “um bigode” nos palcos! O "Teatro do Bigode" preencheu essa lacuna e tornou-se o novo nome da cena teatral portuguesa!

Teatro do Bigode - Companhia Profissional da Figueira da Foz -
Depois de anos de espetáculos pontuais o coletivo assume-se agora como estrutura profissional e promete reforçar a oferta cultural da região. 

O Teatro do Bigode é o novo nome da cena teatral portuguesa e nasceu oficialmente a 10 de maio de 2025 na Figueira da Foz. Novo no nome mas não na experiência: a equipa que agora se formaliza já percorre junta os palcos desde 2019 com produções que têm conquistado o público dentro e fora do concelho.
A primeira criação deste coletivo foi o musical "A’Vós Avós" que estreou no CAE da Figueira da Foz e fez sucesso na região antes de viajar para Barcelos, Albufeira, Gouveia e Coimbra. "E mais teríamos ido se não fosse o Covid", lembra Guilherme de Bastos Lima, diretor artístico da companhia.

Seguiram-se projetos como o concerto teatral "en'Cantar Poetas", a performance "Tabacaria" e o espetáculo "Teatro COM Bigode", uma combinação de comédia, música e ritmo que estreou em abril deste ano.

O mais recente sucesso da companhia é "A Flor e o Gnomo", um musical pensado para crianças e famílias que tem esgotado salas no distrito de Coimbra e mobilizado público num raio de 50 km. "O público já começa a reconhecer a qualidade dos nossos projetos e o boca a boca tem sido a melhor publicidade", diz Guilherme.

Um sonho antigo que ganha forma - Guilherme de Bastos Lima, ator e encenador formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, lidera este novo projeto profissional. Com experiência em vários registos teatrais e em várias companhias - do Teatro Politeama à Yellow Star Company - Guilherme vê agora concretizado um sonho antigo: dar à Figueira da Foz uma companhia profissional.

"Há 8 anos que trabalho para os figueirenses, dou a formação a alunos no CAE, e alguns hoje até já são colegas de profissão. Mas sempre me inquietou ver esta lacuna cultural na produção profissional no concelho, diferente do caso de Coimbra, que tem exemplo 5 ou 6 projetos. Se a Figueira tem espaços, meios e talento, senti que apenas faltava dar este passo", afirma o diretor artístico.
Uma equipa com raízes e ambição - A companhia conta com uma equipa artística sólida: Gabriel de Castilho ator licenciado pela ESAD, Alexandra Neto atriz formada pela ESMAE, e Alexandra Curado pianista e maestrina. Na equipa de produção e técnica integram Elizabete Coelho, Susana Jorge e João Trindade.

Uma missão clara: criar, fixar talento e contar histórias da região.

"Quero que os artistas jovens da cidade, como eu, não precisem de abandonar a Figueira para trabalhar. Quero criar aqui mais oportunidades, valorizar os profissionais locais e colocar a arte da Figueira da Foz no circuito teatral português, sempre como sinónimo de qualidade e singularidade", explica Guilherme.
A companhia pretende diversificar a oferta cultural, aproximar o público do teatro e criar obras que falem da realidade e da história dos figueirenses. "Acreditamos que é assim que se formam novos públicos e se cria ligação com o território e à cultura."

O futuro próximo - A estética do Teatro do Bigode combina comédia, música e uma forte componente visual na cenografia. "Queremos que em cada espetáculo o público ria, se emocione e reflita sobre o mundo em que vive. Trabalhamos para que o público saia da sala com vontade de voltar" sublinha o diretor, que acrescenta: "Vamos continuar a desenvolver e a solidificar o nosso trabalho na Figueira, onde esperamos conseguir em breve um espaço para trabalhar e apresentar os nossos projetos, que esperamos que sejam cada vez mais regulares."

Guilherme destaca que existe:

Uma nova grande produção do Teatro do Bigode a anunciar em breve; O regresso do musical "A Flor e o Gnomo" a Coimbra (15 de junho) e à Figueira da Foz (último semestre de 2025).

“Com ou sem bigode, todos são bem-vindos nas nossas peças. Para ficarem a par de todas as novidades sugerimos que nos sigam nas redes sociais.”

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Lions Clube da Figueira da Foz leva 'A Forja' a Tavarede!

O Lions Clube da Figueira da Foz leva à cena no próximo domingo dia 11 de maio a estreia da peça "A Forja" - integrada nas suas Jornadas de Teatro Amador - à Sociedade de Instrução Tavaredense.

Numa adaptação da obra de Alves Redol, esta reinterpretação aborda temáticas que nos fazem refletir sobre a vida e a integridade humana!

Com a colaboração da Followspot School, com brilhantes performances artísticas, pretende-se aliviar o peso da mensagem, demonstrando que em todos os momentos mais difíceis, mesmo nos que parecem inultrapassáveis, surgirá uma réstia de esperança!

Entrada gratuita.

Programação de Cinema do CAE no mês de maio

O Cinema Italiano continuará em destaque, na programação regular do CAE para o mês de maio com a exibição do filme “Vermiglio”, de Maura Delpero, na quinta-feira, 8 de maio.
A ação decorre em 1944, em Vermiglio, uma vila remota e montanhosa, onde acompanhamos a vida do professor César e sua numerosa família. Este filme recebeu vários galardões, entre os quais o Leão de Prata do Grande Prémio do Júri, no Festival de Veneza 2024 e o Prémio Especial do Júri para Melhor Interpretação Feminina (Ensemble de Atrizes) no LEFFEST 2024 – Lisboa Film Festival.
No dia 16 de maio, sexta-feira, será exibido, em cópia restaurada, o filme “O Bobo” de José Álvaro Morais, considerado um dos títulos maiores do Cinema Português.

Uma obra que entrelaça na sua trama várias linhas narrativas: o ensaio de adaptação teatral de “O Bobo” de Alexandre Herculano, a articulação entre o presente e o passado histórico, e a vida dos intérpretes no quotidiano.
Finalmente, no dia 30 de maio, sexta-feira, numa Sessão Especial do 23º Aniversário do CAE, será exibido o novo filme de David Cronenberg, conhecido pela sua mestria na exploração das interseções entre corpo, mente e tecnologia. “The Shrouds – As Mortalhas” é mais uma obra que explora o horror da simples fragilidade humana e reflete sobre a relação entre o corpo e o digital. Este filme recebeu o Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa, no LEFFEST Lisboa Film Festival 2024.

A programação terá lugar no Auditório João César Monteiro, pelas 21h30, os bilhetes para cada sessão têm o custo de 4 euros.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

Peça de teatro "À Primeira Vista" com Margarida Vila-Nova passa no CAE

O Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz apresenta, sábado 3 de maio pelas 21h30 no Grande Auditório, a peça de teatro "À Primeira Vista" com Margarida Vila-Nova.

Prima Facie - Expressão jurídica latina que significa: À primeira vista.Margarida Vila-Nova sobe ao palco com a versão portuguesa de “À Primeira Vista” (Prima Facie) de Suzie Miller, com encenação de Tiago Guedes . Simultaneamente um poderoso monólogo e um thriller jurídico de cortar a respiração, “À Primeira Vista” é uma das peças mais reconhecidas dos últimos anos. Um exame incisivo sobre poder, consentimento e lei que arrecadou vários prémios e nomeações.

Teresa é uma brilhante jovem advogada. Proveniente de uma família humilde de classe trabalhadora, trilhou sua ascensão por exclusividade do seu próprio mérito e trabalho, estabelecendo-se como uma dotada advogada de defesa. Defenda, contrainterroga e ganha caso após caso consecutivamente. Um evento inesperado obriga-a a confrontar as linhas onde o poder patriarcal da lei, o ónus da prova e a divergência moral, num cruzamento onde a emoção e a experiência colidem com as regras do jogo.

Texto: Suzie Miller | Encenação: Tiago Guedes | Intérpretes: Margarida Vila-Nova | Tradução: Ana Sampaio | Cenário : Catarina Amaro | Desenho de Luz : Nuno Meira | Sonoplastia : Carincur | Assistente de Encenação : Luís Araújo | Produção : Força de Produção

Bilhetes a 12 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

CAE Fora de Portas recebe 'Em Casa d'Amália' no Páteo de Santo António no primeiro sábado de agosto!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que irá realizar-se no sábado dia 2 de agosto, pelas 22h00, no Páteo de Santo An...