quinta-feira, 31 de julho de 2025

Anos de Ouro do Cinema Italiano em agosto e setembro no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, em agosto e setembro, em parceria com a Leopardo Filmes, o ciclo “Os Anos de Ouro do Cinema Italiano”, com a exibição de um conjunto de filmes, em cópias restauradas, de cineastas que marcaram profundamente o nosso imaginário de espetadores.

Verdadeiras obras-primas da Sétima Arte premiadas nos grandes festivais de cinema, que ganharam Óscares e que eram amadas pelo público.Em agosto, o ciclo inicia-se logo no dia 1, com o filme “A Terra Treme”, de Luchino Visconti, seguindo-se “A Doce Vida”, o maior sucesso do cineasta italiano mais popular de todos os tempos, Federico Fellini, no dia 7, quinta-feira. Já no dia 22, o filme escolhido é “O Incompreendido”, de Luigi Comencini, e, para dia 29, outro grande clássico do cinema italiano, “O Ouro de Nápoles”, de Vittorio de Sica.

Para setembro, serão exibidos mais dois filmes no âmbito deste ciclo: “A Lenda do Santo Bebedor”, de Ermanno Olmi, dia 19, e “O Conformista”, de Bernardo Bertolucci, dia 26.

Um Verão com o melhor do Cinema Clássico Italiano, a não perder no Auditório João César Monteiro do CAE da Figueira da Foz | Horário: 21h30. Bilhetes a 4 euros.

terça-feira, 29 de julho de 2025

Concerto de Encerramento da 18ª Edição do Festival de Música da Figueira da Foz no CAE / Orquestra Nacional de Jovens - The Queen Symphony

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, domingo, 3 de agosto, pelas 18h00, o Concerto de Encerramento da 18ª Edição do Festival de Música da Figueira da Foz / Orquestra Nacional de Jovens - The Queen Symphony.The Queen Symphony, do maestro Tolga Kashif, é uma obra musical extraordinária que homenageia o legado da lendária banda Queen de forma magistral. Lançada em 2002, esta composição inovadora combina alguns dos maiores sucessos dos Queen, como "Bohemian Rhapsody", "We Will Rock You", "Another One Bites the Dust" e "We Are the Champions", com a grandiosidade da música clássica, criando uma verdadeira obra-prima que emociona e surpreende os públicos de todo o mundo.

The Queen Symphony é muito mais do que uma simples homenagem a uma das maiores bandas de todos os tempos. É uma celebração da música e da arte, um testemunho do poder transcendente da música em unir as pessoas e elevar a alma. Graças ao génio de Tolga Kashif e ao talento excecional de músicos como o maestro Cristiano Silva, esta obra-prima musical continua a encantar e emocionar audiências em todo o mundo, mantendo viva a magia e o legado intemporal dos Queen.

Em virtude das suas apresentações com esta obra, Cristiano Silva recebeu a distinção "The Best Interpretation Ever", pela Music Partnership em Londres.

The Queen Symphony, Portugal Tour 2025, Orquestra Nacional de Jovens Sinfónica:

Raquel Santos, violino / Nuno Ferreira, violoncelo / Maja Haim, piano / Coro Municipal Marquês de Pombal / Coral David de Sousa - Figueira da Foz / Orfeão de Ermesinde / Grupo Coral Iriscorus / Cristiano Silva: Maestro.

Bilhetes a 15€ à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

CAE Fora de Portas recebe 'Em Casa d'Amália' no Páteo de Santo António no primeiro sábado de agosto!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que irá realizar-se no sábado dia 2 de agosto, pelas 22h00, no Páteo de Santo António, a gravação do programa da RTP “Em Casa d’ Amália”, com entrada livre.

“Em Casa d´Amália” é um programa transmitido pela RTP, inspirado nas célebres noites em que Amália Rodrigues recebia, em sua casa, poetas, cantores, pintores, músicos e atores para tertúlias infindáveis. 

Trata-se de um programa de proximidade, com particular sucesso em Portugal, e junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, que acompanham as emissões através da RTP Internacional.

“Em Casa d´Amália” é uma importante referência no panorama audiovisual e musical em língua portuguesa, tendo sido galardoado, pela SPA, como o melhor programa de Entretenimento em 2024.

Com apresentação de José Gonçalez, este programa na Figueira da Foz terá como convidados Kátia Guerreiro, Diana Vilarinho e Hélder Moutinho.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

FestiMaiorca regressa com 7 países representados!


O FestiMaiorca é um festival internacional de folclore que acontece anualmente e que apresenta danças tradicionais e músicas de diferentes países, mostrando a diversidade cultural através de atuações, desfiles e outras atividades. A organização é da Casa do Povo de Maiorca com o apoio do Município da Figueira da Foz.

Para todas as gerações viajarem pelo mundo fora.Esta apreciada iniciativa começou em 1975 pelas mãos de António Maia Cardoso, Manuel Pinto da Costa (já falecidos) e José Maria Verdete, ocupando agora um lugar de destaque no calendário dos festivais internacionais que se realizam em Portugal, sendo hoje um evento creditado pelo CIOFF (Comité Internacional de Organizações de Festivais de Folclore).
Em 1982 um grupo da Galiza abriu a porta para o festival que conhecemos hoje.

E no ano de 1991 o Festival Internacional de Folclore de Maiorca passou a designar-se FestiMaiorca que se mantém até hoje.

Este ano o FestiMaiorca conta com sete países: Argentina, Bulgária, Colômbia, Hungria, México, Venezuela e, claro, Portugal.

As exibições dos grupos irão decorrer de 17 a 24 de julho em Maiorca, Figueira da Foz e Buarcos (ver cartazes).

CAE com 'Piolhos e Actores'... ou 'Nhaque'!

Peça de Teatro "Piolhos e Actores", de José Sanchis Sinisterra, com Guilherme de Bastos Lima e Victor Emanuel, vai passar no CAE da Figueira da Foz.

Rios e Solano são dois atores, saltimbancos, bufões, que estão perdidos no tempo. Sempre que saem de um teatro, saem "por magia" por outro lado. Dão sempre de caras com o público, já sentado, à espera, a olhar. Sente-se na obrigação de começar o espetáculo.

Consigo trazer uma velha arca de madeira, um panorama remendado e alguns adereços.

Ao longo da montagem, quebram todas as barreiras tradicionais entre os atores e o público, contam-nos as suas loucas viagens, representam várias peças famosas, falam dos seus recebimentos... O que é certo, é que com tanta excitação a peça mais nunca começa. A peça, desvenda ao público todas as típicas confusões e dificuldades que estão escondidas nos bastidores do teatro.

"Piolhos e Actores" ou "Nhaque" do dramaturgo José Sanchis Sinisterra, é uma verdadeira prova, apenas dois atores que se desdobram em vários personagens, cantam, dançam, fazem malabarismo, entre outras "piruetas" que prendem o público até ao fim.

A produção será a cargo da recém-formada Associação Cultural sem Fins Lucrativos figueirense "Holofote Robusto", criada para ser a primeira promotora de Teatro Profissional no concelho da Figueira da Foz.

Espetáculo 'Swing' e troca de casais de Diogo Morgado e Diana Nicolau com Manuel Marques e Susana Blazer vem ao CAE!

Nuno (Diogo Morgado) e Sofia (Diana Nicolau) são um casal feliz e bem-sucedido. Têm um filho, um labrador, dois Mercedes e um T3 no Parque nas Nações. Têm tudo, menos uma vida sexual excitante.

Ao fim de anos de casamento e vidas profissionais exigentes, o amor continua, mas a excitação sexual desapareceu.

Para recuperar a chama que se apagou, decidem tentar o swing e respondem ao anúncio online dos “Reis do Swing”.

Renato (Manuel Marques) e Márcia (Susana Blazer), donos de um minimercado em Fernão Ferro e praticantes federados de swing desde 2003 são os “Reis do Swing”.

O que irá acontecer neste encontro? Será que vai haver realmente troca de casais?

Será que todos conseguem seguir com a experiência?

Será, será, será???

“Swing” é uma comédia sobre relações, etiqueta sexual, vergonha e verdade.

Texto: Henrique Dias | Encenação: Adriano Luz | Assistente de Encenação: Rui M. Silva | Cenografia: Catarina Amaro | Desenho de Luz: Paulo Sabino | Figurinos: Dino Alves | Intérpretes: Diana Nicolau, Diogo Morgado, Manuel Marques e Susana Blazer.

Espetáculo “Swing” no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz: Sábado 19 de julho, 22h00; Domingo 20 de julho, 17h00.

Bilhetes a 22 e 24 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Estão de volta as Serenatas do Mondego um cartaz do verão figueirense com organização da Dez de Agosto!

As Serenatas do Mondego estão de volta e têm início marcado para esta quarta-feira dia 9 de julho às 21h30 na Praça General Freire de Andrade (Praça Velha) com fado de Coimbra com o grupo “Fado d'Anto”.

As Serenatas do Mondego, organizadas pela Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, tiveram início em 2015 e têm entrada livre.

Este ano são prestados vários tributos, destacando-se as evocações dos 100 anos do nascimento do guitarrista Carlos Paredes, um tributo ao fadista viseense Augusto Hilário figura primeira do fado de Coimbra, e um tributo ao inesquecível Zeca Afonso estando assegurada a presença da sua viola de acompanhamento em várias gravações, o médico Rui Pato.

As Serenatas do Mondego divulgam os fados de Coimbra, a canção de Coimbra e fados de Lisboa. E são um cartaz do verão figueirense e uma forma de animação da baixa da cidade e da divulgação do seu património edificado.

Contam com o apoio institucional da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Sessão de Cinema Infantil 'Um Panda em África' próximo domingo no CAE

Sinopse: Pang, um jovem panda divertido e aventureiro, viaja da China para África para salvar sua melhor amiga, Jielong o Dragão que foi raptada.Nesta viagem descobre um mundo completamente desconhecido e enfrenta vários animais e desafios. Confiando na sua inteligência - e com a ajuda de alguns novos amigos - ele atravessa a África, resgata Jielong e salva a selva, a casa dos seus novos amigos!

“Um Panda em África” de Richard Claus e Karsten Kiilerich, uma sessão de cinema infantil no Auditório João César Monteiro do CAE, domingo dia 6 de julho, 11 horas.

Género animação, duração 1h24, origem Dinamarca, m/6 anos.

Bilhetes a 2 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Espetáculo com Simone "Tô Voltando" visita a Figueira da Foz para uma noite verdadeiramente inesquecível!

Com uma carreira de mais de cinco décadas, Simone conquistou o mundo com a sua voz marcante, a sua presença cativante e uma escolha de repertório sempre exigente. Seu talento e compromisso com a arte foram reconhecidos internacionalmente, culminando na nomeação para o Grammy Latino de 2023 pela sua Excelência Musical.Simone, sempre acarinhada pelo público português, regressa agora ao nosso país para uma noite verdadeiramente inesquecível.

Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, 8 de julho, 22h00, Grande Auditório, espetáculo com Simone - "Tô Voltando".

Bilhetes a 30 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Cinema Fora de Portas em Quiaios com o filme “Ardente Paciência” que regressa ao local das filmagens!

No próximo domingo dia 17 de agosto, às 21h00, o Parque de Merendas da Praia de Quiaios vai transformar-se numa sala de cinema ao ar livre p...