segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Intruso no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz!

Depois de um inesquecível concerto no CAE em 2024, Ara Malikian, considerado um dos mais virtuosos violinistas contemporâneos, está de volta ao palco do Grande Auditório para mais uma noite que, decerto, ficará na memória do público.
Ara Malikian apresenta a sua nova digressão “Intruso”. Esta extraordinária digressão de concertos é uma exploração profunda e pessoal da questão da pertença e do desenvolvimento de uma identidade multicultural. De sentimentos de alienação à perceção de que a arte e a música podem conduzir a um lar global, o violinista de renome mundial partilha a sua história de uma forma fascinante.

Nascido no Líbano como arménio, Malikian experimentou desde cedo o que significa não se sentir verdadeiramente em casa em lado nenhum.

Sinopse:

“No Líbano, não fui considerado suficientemente “libanês” por ser de origem arménia, os arménios não me consideraram suficientemente “arménio” por ter nascido no Líbano, quando me estabeleci na Europa não fui considerado “europeu” por não ter nascido na Europa.

Esta experiência também se refletiu na minha relação com a música. Cada nota ressoava com a nostalgia de um lar que não existia, um lugar onde eu não me encaixava.

No entanto, este estatuto de “intruso” deu-me a oportunidade de explorar e desfrutar de música e culturas fascinantes fora da minha própria tradição, trazendo a minha própria voz, a minha própria experiência multicultural.

Graças ao meu estatuto de “intruso”, descobri que o mundo inteiro é a minha casa. A minha casa está no meu corpo e na minha alma, um espaço infinito onde a identidade se transforma e a música se torna uma linguagem universal.” – Ara Malikian.

Espetáculo com Ara Malikian “Intruso” no Centro de Artes e Espectáculos, sábado dia 1 de novembro, 21h30.

Bilhetes a 35 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Próximo domingo de manhã há cinema Infantil no CAE = "Uma Aventura no Expresso Cattle Hill"

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, domingo, 2 de novembro, pelas 11h00, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema infantil com o filme "Uma Aventura no Expresso Cattle Hill", de Will Ashurst.

Sinopse: A quinta Cattle Hill está em crise! Nenhum cultivo cresce e as hortas estão todas a secar, mas Albert, o Porco, celebrado inventor, tem uma semente revolucionária de nanotecnologia que pode resolver o problema. Albert apresenta a sua semente inovadora no seu comboio-laboratório de alta tecnologia. No entanto, durante a viagem, a sua valiosa semente é roubada. O ladrão está entre eles! Clara e Gavin vão unir forças com a famosa detetive mundial, Agatha Chichester, para desmascarar o ladrão e garantir o futuro de Cattle Hill.CAE, domingo dia 2 de novembro, 11h00, sessão de Cinema Infantil "Uma Aventura no Expresso Cattle Hill", de Will Ashurst.

Realização de Will Ashurst, animação, 1h20, Noruega 2023, m/6 anos.

Bilhetes a 2 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

SBU Alhadense organiza XXIV Encontro de Filarmónicas

A Sociedade Boa União Alhadense leva a efeito no dia 26, último domingo de outubro, o XXIV Encontro de Filarmónicas.

Prestes a completar meio século, a iniciativa deste ano conta com a participação de três conceituadas filarmónicas: Sociedade Artística e Musical Carvalhense, Associação Filarmónica União Verridense, e Sociedade Boa União Alhadense.

Programa: 15h00 - Desfile até à Sede da SBU Alhadense e execução dos respetivos hinos; 15h45: Execução de uma marcha em formatura única; 16h00: Início dos concertos.

Espetáculo de teatro com marionetas "Hansel e Gretel" pela companhia Red Cloud passa tarde de domingo no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, domingo, 26 de outubro, pelas 16h00, no Grande Auditório, o espetáculo de Teatro com Marionetas "Hansel e Gretel", pela companhia Red Cloud.

Hansel e Gretel é um espetáculo musicado ao vivo e de cariz imersivo que aborda várias técnicas, desde a tradição à contemporaneidade. Parte do conto dos irmãos Grimm para tecer diversas ligações com a atualidade e reelaborar o percurso de Gretel e Hansel.

Sob uma perspetiva de questionamento relativo ao significado de “Bruxa” e a sua associação ao género feminino, na esfera do fantástico e da história social e humana.

Trata-se de um espetáculo de teatro com marionetas, formas e coisas em movimento para um público diversificado (infantojuvenil, familiar e adulto), que, como tem sido regra nos espetáculos da Red Cloud - Teatro de Marionetas, pretende-se que seja absorvido sob diferentes formas, de acordo com as várias faixas etárias.

Bilhetes a 5 euros (público geral) e 8 euros (criança + adulto) à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Musical infantil “A Flor e o Gnomo” vai a Quiaios

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, no âmbito do CAE Fora de Portas, domingo, 19 de outubro, pelas 16h00, no Grupo Instrução e Recreio Quiaense, o Musical Infantil “A Flor e o Gnomo”, uma criação de Guilherme de Bastos Lima.

Em todos os jardins, de todas as casas, há um guardião, há um Gnomo. Bubá é o Gnomo da nossa história. No seu jardim crescerá uma flor muito especial. Juntos, cantam e dançam enquanto cuidam da natureza.

“A Flor e o Gnomo” é um espetáculo que reúne música, dança e teatro, adaptado ao público infantil. Este musical é uma experiência multissensorial, concebida para dar os primeiros passos na arte. Promove a sensibilidade, a criatividade e a comunicação da criança através de estímulos visuais, auditivos e motores.

Com ideia original de Guilherme de Bastos Lima, este espetáculo é cantado e tocado ao vivo, e os intérpretes, além de artistas, também são pedagogos do ensino artístico.

Criação e Produção: Guilherme de Bastos Lima | Interpretação: Alexandra Curado (Lagarta), Gabriel de Castilho (Gnomo) e Alexandra Neto (Flor) | Apoio à Produção: Elizabete Coelho | Coprodução: Teatro do Bigode - Companhia de Teatro da Figueira da Foz e Associação Pequenas Vozes da Figueira da Foz.

Bilhetes a 3 euros (criança + acompanhante) à venda na bilheteira do CAE e, no próprio dia, no local do espetáculo.

Banda de Santana participa no X Encontro de Bandas que se realiza em Ílhavo

A Banda de Santana vai participar no X Encontro de Bandas, evento que coincide com a comemoração do 125º aniversário da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova, que se realizará no próximo domingo dia 19 de outubro.Em texto enviado à nossa redação, Francisco M. Relva Pereira maestro da Banda de Santana, explica:

“Será mais uma excelente oportunidade para apreciarmos o talento e a versatilidade das várias associações musicais congéneres, nomeadamente as Bandas de Música Civis de Santana, Vagos, Alhadas e, naturalmente, a banda organizadora, a quem endereçamos os nossos parabéns pela iniciativa e pela notável longevidade.

É com especial orgulho que destacamos o facto de a aniversariante ser atualmente dirigida pelo maestro Ricardo Torres, filho da nossa terra e da nossa banda que, fruto do seu trabalho, persistência e competência, ocupa hoje o prestigiado cargo de maestro titular da Banda de Música da GNR. Santana, mais uma vez, demonstra a sua vocação musical e o valor das suas gentes.

Por todos estes motivos, este será certamente um dia repleto de confraternização, alegria, boa disposição e uma excelente demonstração das capacidades musicais de cada uma das bandas presentes, que apresentarão programas diversificados e que certamente agradarão ao eclético público presente.

Por isso, convido-vos a marcar presença no CASCI, na Costa Nova do Prado, a partir das 14h30, para assistirem ao desfile, seguido dos habituais cumprimentos formais e, posteriormente, aos concertos das bandas convidadas, pela seguinte ordem: Banda de Música de Santana, Vaguense, Alhadas e da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova.

Espero e desejo que seja uma tarde memorável, repleta de boa música e que o São Pedro também colabore, para que a festa do aniversário e da arte sónica decorra da melhor forma!”

Espetáculo “Raça” pelo Coro Cênico Céu da Boca vai ao SIT em Tavarede e disponibiliza entradas gratuitas

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, no âmbito do CAE Fora de Portas, dia 17 de outubro, pelas 21h30, na SIT – Sociedade de Instrução Tavaredense, o espetáculo “Raça”, pelo Coro Cênico Céu da Boca.O Coro Cênico Céu da Boca, um coletivo de 24 mulheres educadoras de Santos (SP, Brasil) apresenta, com a chancela CAE Fora de Portas, na Sociedade Instrução Tavaredense, “Raça”, um espetáculo que une música, teatro e poesia numa celebração vibrante da força e delicadeza da mulher brasileira.

Inspirado nos poemas de Cora Coralina e Thiago de Mello, o espetáculo mergulha no universo das lavadeiras do Vale do Jequitinhonha (MG), retratando a sua alegria, fé e resistência através de um repertório emocionante com obras de Gilberto Gil, Milton Nascimento, Tom Jobim, Chico Buarque e Lenine, em arranjos exclusivos criados para o grupo.

Trata-se de uma experiência única, onde a música, dramaturgia e expressão corporal se fundem numa narrativa poderosa, com 24 vozes e corpos que traduzem, com sensualidade e subtileza, a beleza do quotidiano feminino, aliado a um repertório imperdível com canções que ganham vida através de arranjos corais únicos.

Entrada gratuita, mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE e no próprio dia no local do espetáculo.

domingo, 5 de outubro de 2025

Fernando Alvim em direto do CAE >> com o programa de rádio “Prova Oral” da Antena 3!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que irá ter lugar, no dia 10 de outubro, pelas 19h00, no Grande Auditório, uma emissão especial, em direto, do programa de rádio “Prova Oral”, com Fernando Alvim.O programa mais descontraído e interativo da rádio portuguesa está prestes a chegar ao CAE!

Fernando Alvim traz consigo a energia contagiante da Prova Oral (Antena 3) para uma edição especial, cheia de conversas imprevisíveis, muita animação, participação do público e aquela boa disposição que este programa sabe criar.

Um evento inserido no Congresso da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, que decorre de 9 a 11 de outubro, e que vai fazer do CAE um estúdio de rádio gigante.

Uma hora de pura diversão radiofónica. Entrada gratuita mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

União Filarmónica Maiorquense leva a efeito este mês o seu habitual Encontro de Bandas

A Associação

Musical União 

Filarmónica Maiorquense

vai realizar

o seu habitual

Encontro

de Bandas,

evento anual

da sua

Banda Filarmónica.

Esta valência

da coletividade

vai acontecer

no domingo

dia 19 de outubro

e terá lugar no

Salão de Festas

da Coletividade.

Mais um “Drink & Tell - Tintim por Tchim-Tchim” no CAE desta feita com Patrícia Amaral

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sábado, 18 de outubro, pelas 21h30, no Jardim Interior, uma sessão de contos no âmbito do Drink & Tell - Tintim por Tchim-Tchim, com a contadora convidada Patrícia Amaral.

Este espetáculo é uma organização conjunta da Bruaá e do CAE, e a parceria da Loja Sol Engarrafado e do Restaurante Olaias.O encontro Tintim por Tchim-Tchim pretende ser um tempo e espaço para ouvir e contar, uma sessão de narração oral para adultos, ao qual se juntará o vinho, e algo a saborear, complementos perfeitos para uma noite de partilha, em que, juntos, teceremos essa trama feita de palavras e silêncios que faz dos contos poderosos instrumentos de pensamento que estimulam a fantasia, sensibilidade, memória e expressão. Brindemos.

…..................................

Patrícia Amaral é licenciada em Estudos Portugueses, com especialização em Cultura Portuguesa, foi assistente no Centro de Estudos Ataíde Oliveira, onde recolheu, transcreveu e classificou dezenas de contos tradicionais, acabando por tornar-se, ela própria, narradora. Fez-se contadora de histórias, e percorre o país há precisamente vinte anos, contando em escolas, teatros, bibliotecas e festivais. É formadora, encenadora, mediadora cultural e observadora do ser humano.

Bilhetes a 5 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

 

Concerto de Manel Cruz no CAE no âmbito do Tour "Cru”

Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido, Pluto e Supernada são projetos que marcaram as últimas décadas da música portuguesa e que têm em comum o toque de génio de Manel Cruz.

Nome incontornável e figura carismática que, desde os anos noventa, se tem afirmado como uma personalidade de culto no rock português, conquistando a sua legião de fãs com centenas de concertos e um currículo musical sublime.

Este ano, após um hiato criativo, Manel Cruz está de volta aos palcos e prepara a chegada de novas canções em nome próprio.

Assistir a um concerto de Manel Cruz é poder cantar a plenos pulmões as suas letras icónicas, num espetáculo que terá tanto de emocionante como de irreverente.

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, sábado dia 4 de outubro, 21h30, Grande Auditório, concerto com Manel Cruz no âmbito do Tour "Cru”.

Bilhetes a 15 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Ciclo de filmes "Integral" do cineasta figueirense João César Monteiro no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE) em parceira com a Medeia Filmes apresenta, a partir do dia 16 de janeiro, um con...