terça-feira, 30 de agosto de 2022

Figueira Jazz Fest vai decorrer nos três primeiros dias de setembro com espetáculos inéditos e irrepetíveis!

O Figueira Jazz Fest nasceu em 2020, em plena pandemia, para ser o palco privilegiado do Jazz feito pelos músicos portugueses sempre na procura de estabelecer diálogos e juntar géneros diversos. Chegar a cada vez mais ouvintes e conseguir conquistar o público ainda não interessado no Jazz são os principais propósitos desta iniciativa.

O Figueira Jazz Fest vai decorrer nos dias 1, 2 e 3 de setembro (quinta-feira, sexta-feira e sábado). É uma organização da Câmara Municipal da Figueira da Foz e terá lugar no Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, com início às 22h00.

A aposta tem sido sempre em espectáculos inéditos e irrepetíveis.

As escolhas deste ano são:

Dia 1 de setembro - Cabrita convida The Legendary Tigerman, Samuel Úria e Selma Uamusse
O saxofonista, produtor, compositor e diretor musical João Cabrita (a celebrar 33 anos de carreira) convida The Legendary Tigerman, Samuel Úria e Selma Uamusse para com ele interpretarem os temas do seu disco em nome próprio e aclamado pela crítica como um dos melhores do ano de 2020 (pela Blitz e pelo jornal Público).

O jazz encontrará os blues de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), o pop-rock de Samuel Úria e a expressão lusófona e a world music de Selma Uamusse.

Para além dos convidados, Cabrita faz-se acompanhar por 3 saxofonistas (para além do próprio) André Murraças, João Capinha e Gonçalo Prazeres; pelo baterista Filipe Rocha; e pelo multi-instrumentista João Rato nas teclas e na guitarra.

Surpreendente, no mínimo.

Dia 2 de Setembro - Lisboa String Trio convida Teresa Salgueiro

O LST - Lisboa String Trio, grupo composto por José Peixoto na guitarra clássica, Bernardo Couto na guitarra portuguesa e Carlos Barreto no contrabaixo, casa o Jazz com o fado e as músicas do Mundo. Com três discos gravados, um dos temas do seu último disco (“Ai mas ai de mim”) foi o vencedor dos International Portuguese Music Awards (IPMA) em 2021, na categoria de Melhor Interpretação de Fado (com interpretação de Cristina Branco). Neste espetáculo único convidam a cantora Teresa Salgueiro, figura emblemática do panorama artístico em Portugal e no Mundo. Juntos cruzarão géneros e repertórios, criando a partir dessa fusão de estilos um momento ímpar.

Dia 3 de Setembro – Mário Laginha e Pedro Burmester tocam Bernardo Sassetti

Mário Laginha e Pedro Burmester juntam-se em palco para tocar a singular, bela e poética música de Bernardo Sassetti, parceiro de tantas horas em vários palcos do mundo. Onze anos depois do último concerto “3 Pianos” (que juntava os 3 em palco), os dois pianistas interpretam o genial compositor e pianista (desaparecido há 10 anos) e revivem os momentos partilhados a três. Um concerto simultaneamente íntimo e extrovertido, de quatro mãos cúmplices há mais de 30 anos.

Neste concerto para além de obras de Bernardo Sassetti, tocarão ainda o próprio Laginha, Piazzola e Ravel.

O espetáculo tem o apoio da Casa Bernardo Sassetti.

Bilhetes estão à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline ao preço de 5€ (diários) e 10€ (passe para os 3 dias).

Concerto no CAE = no âmbito do Coimbra VII World Piano Meeting / participação da Orquestra Filarmonia das Beiras

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que irá realizar-se, domingo, 4 de setembro, pelas 21h30, no Grande Auditório, um concerto no âmbito do VII Coimbra World Piano Meeting | Figueira da Foz International Prize, com a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras.O “VII Coimbra World Piano Meeting” (VII Encontro Mundial de Piano de Coimbra) é um evento inédito e já consagrado a nível nacional e internacional, organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne" (A2DV). Tem acolhido, anualmente, mais de 100 jovens participantes e professores de grandes instituições mundiais, oriundos de 20 países.

O Concerto de Encerramento / Final do Prémio Internacional Figueira da Foz, organizado anualmente em parceria com o Município da Figueira da Foz, é um dos pontos altos do evento. Um número muito restrito de jovens, pré-selecionados publicamente dois dias antes em Coimbra, apresenta-se como solistas da Orquestra Filarmonia das Beiras no CAE, interpretando obras de extrema complexidade e virtuosismo, perante um júri de prestígio constituído maioritariamente pelos professores do festival, e onde será selecionado o vencedor deste galardão.

Entrada gratuita, mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Piratas assaltam as muralhas!

De 1 a 4 de setembro Buarcos vai estar ao rubro com o regresso do Festival Pirata!

Filme 'A Morte de um Apostador Chinês' no CAE no âmbito do ciclo John Cassavetes

Sinopse

Cosmo Vitelli acaba de receber a última hipoteca da sua boîte de strip e festeja o acontecimento ao jogo, perdendo uma grande quantia de dinheiro. Propõem-lhe então que, para pagar a dívida, se encarregue de assassinar um velho apostador chinês que se estava a tornar incómodo.

Filme noir e noturno onde as sombras se avolumam, com Ben Gazzara num dos seus melhores papéis.

CAE, sexta-feira 26 de agosto 21h30, Auditório João César Monteiro, sessão de cinema com o filme 'A Morte de um Apostador Chinês' no âmbito do ciclo "John Cassavetes – O Verdadeiro Rebelde".

Realização de John Cassavetes com os intérpretes: Ben Gazzara, Timothy Agoglia Carey e Seymour Cassel; Drama, EUA, 1976, 01h49, m/16 anos, cópia digital restaurada.

Bilhetes a 4 euros.

 < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < <

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Teatro 'Um Amor de Família' no CAE com Sofia Alves!

Tudo começa e tudo acontece quando uma mãe, com o nome de Maria Isabel, chega a casa depois de casar o seu filho, e resolve pedir o divórcio ao seu marido com quem vive há mais de 30 anos. Ele e os seus filhos ficam em choque com esta abrupta decisão. Uma noite que tinha tudo para ser feliz, vai transformar-se num pesadelo para a família.

O importante para todos será convencê-la, com muita imaginação e ideias coloridas, a não sair de casa e continuarem todos a ser “Um Amor de Família”.

Teatro 'Um Amor de Família' com Sofia Alves no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, sábado 27 de agosto, 22h00. Autor Jonh Borg; Direção de Celso Cleto; Intérpretes: Sofia Alves, João de Carvalho, Diogo Lopes e Diana Marques Guerra; Coprodução original, Teatro Dramax Oeiras.

Duração: 1h40 - M/16 anos - Bilhetes a 10 e 12,50 euros.

No Ciclo de Homenagem a Realizadores Figueirenses no CAE segue-se o filme 'Silvestre' de João César Monteiro

Vai realizar-se na 4ª feira dia 24 de agosto pelas 21h30, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, uma sessão de cinema com o filme “Silvestre” de João César Monteiro, no âmbito do Ciclo de Cinema “Homenagem a Realizadores Figueirenses” inserido nas Comemorações dos 250 Anos de Elevação da Figueira da Foz a Vila.

Sinopse: A ação passa-se no século XV. Dom Rodrigo tem duas filhas, uma legítima e outra bastarda, Sílvia e Susana. Sentindo-se velho e sem herdeiro varão, D. Rodrigo combina o casamento de Sílvia com um nobre rico seu vizinho, D. Paio, com o propósito de alargar os seus domínios. D. Rodrigo parte para a corte, para convidar o rei para a boda, e recomenda às filhas que não abram a porta a ninguém. Um dia, Sílvia, desobedecendo às ordens do pai, dá guarida a um peregrino. Aí começam uma série de insólitos acontecimentos…Realização de João César Monteiro com os intérpretes Maria de Medeiros, Teresa Madruga e Luís Miguel Cintra; Portugal, 1980, 2h00, m/12 anos.

Entrada gratuita mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE.

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Ciclo de Cinema John Cassavetes com 3 sessões no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dias 19 de agosto, 26 de agosto e 16 de setembro, pelas 21h30, no Auditório João César Monteiro, o ciclo de cinema "John Cassavetes – O Verdadeiro Rebelde", em cópias digitais restauradas. John Cassavetes, realizador, argumentista, ator, dramaturgo e encenador, é o “pai” do cinema independente tendo influenciado um sem número de realizadores. Cassavetes era um realizador “que amava os atores” e a forma como trabalhava com eles foi marca decisiva e distintiva da sua obra. Quando vemos os seus filmes sentimos o respeito e a forma como defendia, com fervor, os seus personagens falhados. Peter Bogdanovich chamou-lhe um revolucionário, e realçou o aspeto político da sua obra, algo que, como escreve Jonathan Rosenbaum, nem sempre foi bem compreendido.

Este ciclo tem início na sexta-feira, 19 de agosto, pelas 21h30, com o filme “Uma Mulher Sob Influência”:

Sinopse: Devido à indiferença do seu marido e não aguentando a pressão do meio social em que vive, uma mulher cai a pouco e pouco numa espécie de suave loucura.

É um dos grandes papéis de Gena Rowlands e um dos mais célebres filmes.

Realização de John Cassavetes, com os intérpretes Gena Rowlands, Peter Falk e Fred Draper; Drama, EUA, 1974. Duração 2h26, m/12 anos. Versão Digital Restaurada.

Os restantes filmes deste ciclo são “A Morte de um Apostador Chinês” (26 de agosto, 21h30) e “Noite de Estreia” (16 de setembro, 21h30).

Blhetes para qualquer da sessões - 4 euros.

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Serenatas do Mondego da Filarmónica Dez de Agosto estão de volta já nesta primeira 4ª feira de agosto (no jardim) para divulgar o fado de Coimbra e de Lisboa!

As tradicionais Serenatas do Mondego são uma organização da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, gratuitas, que têm o apoio do Município Figueirense.

Divulgam o Fado de Coimbra, a Canção de Coimbra e o Fado de Lisboa (Património Imaterial da Humanidade) e pretendem também divulgar o património edificado da Figueira da Foz, em particular da sua baixa, conferindo-lhe também animação.

Em todas as quartas-feiras de agosto, às 22 horas, haverá Serenatas do Mondego:

Dia 03 - Jardim Municipal: Fado Humorístico com Nani Nadais;Dia 10 - Praça 8 de Maio: Fado de Lisboa com Adelaide Sofia, antecedida por uma evocação dos 142 anos da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto;

Dia 17 - Adro da Igreja Matriz: Fado de Coimbra com Francisco Costa;

Dia 24 - Praça General Freire de Andrade: Fado de Coimbra com o Grupo Fado d'Anto;

Estas serenatas vão estar ainda em três freguesias com Fado de Coimbra nas seguintes sextas-feiras de agosto pelas 22 horas:

Dia 05 - Maiorca, com o Grupo Fado d'Anto;

Dia 12 - Bom Sucesso, com Francisco Costa;

Dia 26 - Tavarede, com o Grupo Àcapella.

Durante estas haverá pintura ao vivo por artistas da Associação dos Artistas pela Arte Magenta'.

CAE Fora de Portas recebe 'Em Casa d'Amália' no Páteo de Santo António no primeiro sábado de agosto!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que irá realizar-se no sábado dia 2 de agosto, pelas 22h00, no Páteo de Santo An...