sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Dia Mundial da Música – Figueira da Foz assinala data com diversas iniciativas

Onde as palavras falham, a música fala.” (Hans Christian Andersen)

1 de outubro é o Dia Mundial da Música, data instituída em 1975 pelo International Music Council, instituição fundada pela Unesco em 1974, que reúne vários organismos e individualidades do mundo da música.
O Município da Figueira da Foz, através do Departamento de Cultura e Turismo, associa-se às distintas iniciativas que, mundialmente, irão ser realizadas através de um programa que contempla o público em geral e o público escolar, sem esquecer o importante contributo do Conservatório de Música David de Sousa, sediado na cidade.

Neste contexto, o Auditório Madalena Biscaia Perdigão recebe, na tarde do dia 1 de outubro pelas 17h00 com entrada gratuita, o compositor, pianista e musicólogo, natural de Coimbra, Hélder Bruno, atualmente considerado uma das referências incontornáveis da música em Portugal por possuir uma personalidade estética musical única e facilmente identificável.

O Serviço Educativo da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz também promove várias iniciativas de 02 a 06 de outubro direcionadas às crianças de ensino pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico e uma outra que convida crianças e famílias.

O programa é o que a seguir se elenca:
*02 a 06 de outubro - 10h00 e 14h00 – Contos com Música na Biblioteca

Dirigidas para grupos de crianças de ensino pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico, as sessões exploram livros do fundo documental infantojuvenil da biblioteca municipal sobre o tema. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através dos contactos da biblioteca municipal.

 *07 de outubro - 15h30 – Sábado a Ler

O “Sábado a Ler” convida crianças e famílias para partilhar um conto e uma oficina criativa na sala infantojuvenil da biblioteca municipal. Esta iniciativa realiza-se no primeiro sábado de cada mês, e em outubro vai assinalar o Dia Mundial da Música com a leitura de um conto com música, seguido de uma oficina para construção de um instrumento musical.

A participação é gratuita para famílias e crianças dos 5 aos 12 anos.

Sob o mote «Pelo Sonho é que Vamos!» o Conservatório de Música David de Sousa celebra aspirações e realizações num espetáculo nas próprias instalações, agendado para as 18h30 com entrada gratuita.

O público é, pois, convidado a mergulhar nos Sonhos que moldam e povoam as nossas Vidas, numa celebração que explora a riqueza e a diversidade dos Sonhos que povoam as nossas Vidas. Celebraremos o Sonho de ser um Músico através da partilha de várias

histórias que contemplam apresentações artísticas e envolventes.

Aberto à comunidade, implica reserva de lugar para o número 912 233 418.

Um programa diversificado para celebrar uma forma de arte considerada um alimento da alma.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Banda italiana de rock progressivo apresenta no CAE o espetáculo “The Watch Plays Genesis – Seconds Out”

The Watch é uma banda italiana de rock progressivo que se dedica essencialmente ao Rock Progressivo desde 2001 com temas de sua autoria. Em 2009 decidiram focar-se essencialmente na música dos Genesis. A semelhança da tonalidade da voz do seu cantor, Simone Rosseti com a de Peter Gabriel, aliada aos extraordinários músicos que o acompanham, criam um resultado instrumental espetacular que nos leva a viajar pela mítica música dos Genesis, de Gabriel a Collins.

Este concerto está inserido na Tour Europeia com a interpretação do icónico álbum dos Genesis, “Seconds Out”, para muitos uma verdadeira obra-prima.

Uma oportunidade única para que os numerosos fãs dos Genesis possam recordar e apreciar este espantoso álbum!

CAE, quinta-feira 21 de setembro, 22h00, Grande Auditório: espetáculo “The Watch Plays Genesis – Seconds Out”.

Bilhetes a 20 e 22 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

"A Noite dos Assassinos" – Peça de teatro que em 1973 foi proibido pela censura passa no CAE!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dia 14 de outubro, pelas 21h30, no Grande Auditório, a peça de teatro "A Noite dos Assassinos", de José Triana, com encenação de Carlos Avilez.
 

Comemorando o 50º aniversário do 25 de Abril, o Teatro Experimental de Cascais (TEC) apresenta um ciclo de textos proibidos pela Censura. “A Noite dos Assassinos”, de José Triana, é um texto revolucionário que o TEC produziu em 1973, com encenação de Jorge Listopad e que não chegou a ir a cena, por proibição no dia do ensaio geral. Esta é também uma forma de homenagear os intérpretes de então: Maria do Céu Guerra, Manuela de Freitas e Sinde Filipe, bem como o encenador Jorge Listopad, assim como todos os artistas que tiveram de se calar perante a Censura.

Obra importante do dramaturgo cubano José Triana, a história remonta a 1950, em Cuba, antes da Revolução de 1959, quando três irmãos, Cuca, Beba e Lalo, se encontram no sótão da sua casa para encenar o assassinato de seus próprios pais. À primeira leitura estamos perante uma metáfora dramática do clima vivido naquele país, focada no conflito de gerações entre pais e filhos. Para o TEC esta metáfora liga-se de forma mais profunda a contextos mais universais e atuais, onde num mundo instável e caótico, três irmãos lutam pela sua sobrevivência fechados num espaço, através de jogos de representação.

Autor: José Triana | Tradução: Orlando Neves | Versão e Dramaturgia: Miguel Graça | Encenação: Carlos Avilez | Cenografia e Figurinos: Fernando Alvarez | Desenho de Luz: Daniel Worm d’Assumpção | Desenho de Som Surround, Operação de Som: Hugo Neves Reis | Produção: Raul Ribeiro | Intérpretes: Elmano Sancho, Lia Carvalho, Teresa Coutinho. Duração: 2h00 | m/16 anos.

Bilhetes a 15 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Sessões de cinema no CAE do clássico ao atual: 'Viagem em Itália' de Roberto Rossellini de 1954, e 'Vadio' de Simão Cayatte de 2022!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta na sexta-feira de 29 de setembro, pelas 21h30, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema com o filme 'Vadio' de Simão Cayatte. Esta sessão contará com a presença do realizador.Sinopse: André tem treze anos e vive isolado com o pai numa zona seca e remota do Alentejo, onde o ajuda com o seu negócio de perfuração de água em vez de ir à escola. Quando o pai desaparece subitamente, André bate à porta da única vizinha por perto, uma jovem mãe chamada Sandra - a sua única esperança de encontrar o pai.

Um filme sobre o isolamento emocional, uma história de solidão e de luta pela sobrevivência, nesta primeira longa-metragem do realizador.

Realização de Simão Cayatte, com os intérpretes Rúben Simões, Joana Santos e Carlos Afonso; Portugal, 2022, duração 1h31, m/14 anos. Bilhetes a 4 euros.

….................................................

Já na sexta-feira anterior, de 22 de setembro, pelas 21h30, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema com o filme 'Viagem em Itália' de Roberto Rossellini em cópia digital restaurada.

Sinopse: Os Joyce são um casal inglês interpretado por Ingrid Bergman e George Sanders que viaja para Itália com o objetivo de ver uma propriedade perto de Nápoles, recentemente herdada.

Rossellini transforma a história de um casal aborrecido a viajar por Itália numa história sobre crueldade e cinismo, à medida que o casamento destas duas personagens se desintegra.Realização de Roberto Rossellini, com os intérpretes Ingrid Bergman, George Sanders e Maria Mauban.

Drama, Itália, 1954, 1h15, m/12 anos.

Bilhetes a 4 euros.

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Peça de teatro 'Tenho um Papel Para Ti' – uma comédia em que os atores (e que atores!) apenas têm acesso ao texto no momento em que sobem ao palco! Estreia nacional!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta no sábado dia 15 de setembro, pelas 21h30, no Grande Auditório, em estreia nacional, a peça de teatro "Tenho Um Papel Para Ti”, com texto de Roberto Pereira, e que conta com as interpretações de Ana Guiomar, João Paulo Rodrigues, Inês Herédia e Diogo Valsassina."Tenho Um Papel Para Ti”, com texto de Roberto Pereira, é uma comédia em que os atores apenas têm acesso ao texto que vão representar, no momento em que sobem ao palco.

Assim, cada espetáculo será único: cada espetáculo uma sala; cada espetáculo um texto; cada espetáculo um elenco. O público (que saberá a história antes dos atores) presenciará ao primeiro “ensaio de texto na mão” / estreia / e última representação de uma comédia, onde cada ator fará tudo para ter o seu melhor desempenho.

M/16 anos. Bilhetes a 19 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Rancho das Cantarinhas de Buarcos vai participar em concurso do programa Praça da Alegria da RTP1!

O Rancho das Cantarinhas de Buarcos vai participar na próxima quarta-feira dia 13 de novembro no concurso “Temos Artista – Danças Tradiciona...