sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Dia Mundial da Música – Figueira da Foz assinala data com diversas iniciativas

Onde as palavras falham, a música fala.” (Hans Christian Andersen)

1 de outubro é o Dia Mundial da Música, data instituída em 1975 pelo International Music Council, instituição fundada pela Unesco em 1974, que reúne vários organismos e individualidades do mundo da música.
O Município da Figueira da Foz, através do Departamento de Cultura e Turismo, associa-se às distintas iniciativas que, mundialmente, irão ser realizadas através de um programa que contempla o público em geral e o público escolar, sem esquecer o importante contributo do Conservatório de Música David de Sousa, sediado na cidade.

Neste contexto, o Auditório Madalena Biscaia Perdigão recebe, na tarde do dia 1 de outubro pelas 17h00 com entrada gratuita, o compositor, pianista e musicólogo, natural de Coimbra, Hélder Bruno, atualmente considerado uma das referências incontornáveis da música em Portugal por possuir uma personalidade estética musical única e facilmente identificável.

O Serviço Educativo da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz também promove várias iniciativas de 02 a 06 de outubro direcionadas às crianças de ensino pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico e uma outra que convida crianças e famílias.

O programa é o que a seguir se elenca:
*02 a 06 de outubro - 10h00 e 14h00 – Contos com Música na Biblioteca

Dirigidas para grupos de crianças de ensino pré-escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico, as sessões exploram livros do fundo documental infantojuvenil da biblioteca municipal sobre o tema. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através dos contactos da biblioteca municipal.

 *07 de outubro - 15h30 – Sábado a Ler

O “Sábado a Ler” convida crianças e famílias para partilhar um conto e uma oficina criativa na sala infantojuvenil da biblioteca municipal. Esta iniciativa realiza-se no primeiro sábado de cada mês, e em outubro vai assinalar o Dia Mundial da Música com a leitura de um conto com música, seguido de uma oficina para construção de um instrumento musical.

A participação é gratuita para famílias e crianças dos 5 aos 12 anos.

Sob o mote «Pelo Sonho é que Vamos!» o Conservatório de Música David de Sousa celebra aspirações e realizações num espetáculo nas próprias instalações, agendado para as 18h30 com entrada gratuita.

O público é, pois, convidado a mergulhar nos Sonhos que moldam e povoam as nossas Vidas, numa celebração que explora a riqueza e a diversidade dos Sonhos que povoam as nossas Vidas. Celebraremos o Sonho de ser um Músico através da partilha de várias

histórias que contemplam apresentações artísticas e envolventes.

Aberto à comunidade, implica reserva de lugar para o número 912 233 418.

Um programa diversificado para celebrar uma forma de arte considerada um alimento da alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Banda Portuguesa Taxi atua no CAE com Filarmónicas de Maiorca e Alqueidão

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sábado, 18 de maio, pelas 21h30, no Grande Auditório, um espetáculo com os Tá...