*Página complementar do Weblog Diário O PALHETAS NA FOZ - Figueira da Foz - Portugal*
domingo, 25 de fevereiro de 2024
Drink & Tell - Tintim por Tchim-Tchim com Jorge Serafim no CAE!
Com organização conjunta da Bruaá e do CAE, e a parceria da Loja Sol Engarrafado e do Restaurante Olaias, irá ter lugar no sábado dia 2 de março, pelas 21h30, no Jardim Interior, mais uma sessão de contos no âmbito do Drink & Tell - Tintim por Tchim-Tchim, desta vez com a presença do contador Jorge Serafim.
Jorge Serafim é natural de Beja e define-se essencialmente como um contador de histórias tradicionais e um promotor do livro e da leitura. Há cerca de 20 anos que percorre o país de lés a lés levando a arte milenar da palavra nua, bela e crua, a escolas, bibliotecas públicas, centros de dia, feiras do livro, auditórios, centros culturais, festivais de teatro. Da itinerância que constrói dia-a-dia, enquanto narrador oral, já acrescentou geografia em Espanha, Argentina, Cabo Verde, Macau, Canadá e Luxemburgo. É presença regular na SIC e na RTP1 em programas de humor e é também autor de vários livros: “A.Ventura”, “A Sul de Ti” e “Estórias do Serafim”.
Nesta sessão, voltamos, assim, a celebrar o ato de contar e ouvir histórias, essa experiência única e ancestral, renovada constantemente pela cumplicidade entre ouvinte e contador.
Bilhetes a 5 euros.
Espetáculo Ruy de Carvalho - A História Devida!
Simplesmente Ruy ou Ruy de Carvalho, figura máxima do Teatro em Portugal sobe ao palco, abre o coração e conta histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira. Histórias de amor, histórias de humor e até mesmo histórias para nos emocionar. É o Ruy de Carvalho como nunca o vimos e ouvimos!
E porque não é todos os dias que temos o Ruy perto de nós, o público também será convidado a fazer perguntas a Ruy de Carvalho, fazendo desta experiência mais do que um espetáculo, mas uma conversa intimista entre amigos. E que melhores amigos o Ruy podia ter para conversar senão o seu adorado público?
Um espetáculo Especial Aniversário de Ruy de Carvalho!
CAE, 1 de março, 21h30, espetáculo Ruy de Carvalho - A História Devida.
Bilhetes a 20 e 25 euros.
< < < < < < < < < < < < < < < < < < < <
Filme “Mar Maior” no âmbito da exposição “O Mar é a Nossa Terra” passa no CAE com a presença dos realizadores e entrada gratuita
Sinopse: "Mar Maior" é uma jornada cinematográfica emocionante, que mergulha na história e na cultura da pesca à linha do bacalhau, destacando a dedicação e a coragem dos pescadores portugueses que enfrentavam os desafios de uma atividade extremamente dura e perigosa.Um documentário que mergulha nas profundezas dos mares da Terra Nova e da Gronelândia retratando a fascinante tradição da pesca à linha do bacalhau, mantida pelos pescadores portugueses ao longo de cinco séculos de história, bem como as relações entre portugueses e canadianos e ainda a construção naval em madeira. São revelados alguns dos segredos da pesca, plasmando a luta quotidiana dos pescadores enquanto embarcavam nos seus frágeis dóris, nas suas jornadas extremamente perigosas, em busca do cobiçado bacalhau, e a imponência dos famosos lugres bacalhoeiros concebidos por afamados mestres construtores navais portugueses.
Esta obra pretende ser um tributo não apenas à pesca à linha do bacalhau, mas também ao espírito de perseverança e resiliência dos pescadores portugueses, que enfrentavam tempestades e condições adversas, mantendo viva uma tradição secular.
CAE, sábado 2 de março, 16h00, Grande Auditório, sessão de cinema com o filme "Mar Maior" de Rui Bela e Senos da Fonseca, no âmbito do Programa de Atividades da exposição “O Mar é a Nossa Terra” patente no Meeting Point.
Realização de Rui Bela e Senos da Fonseca / Documentário. Portugal, 2023 / Duração 0h56 / m 12 anos.
Entrada gratuita mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE.
terça-feira, 20 de fevereiro de 2024
“O Pior Homem de Londres”, the Portugee, que nasceu no Porto...
Sexta-feira, 23 de fevereiro, 21h30, CAE, Auditório João César Monteiro, sessão de cinema com o filme "O Pior Homem de Londres".
Sinopse: Na Londres da época vitoriana, por entre a comunidade artística e a conspiração política, movimenta-se um homem de espírito aventureiro e grande argúcia: Charles Augustus Howell, the Portugee, nascido no Porto de mãe portuguesa e pai inglês, agente de grandes artistas e negociador de arte, agente secreto e mestre na chantagem. Arthur Conan Doyle fê-lo personagem das histórias do detetive Sherlock Holmes e apelidou-o de o pior homem de Londres.Realização de Rodrigo Areias, com os intérpretes Albano Jerónimo, Edward Ashley e Victoria Guerra.
Género: Drama, Histórico, Portugal, 2023. Idiomas: Inglês, Francês, Italiano, Português. Duração: 2h07, m/12 anos.
Bilhetes a 4 euros.
domingo, 11 de fevereiro de 2024
Concerto Coral-Sinfónico “9ª Sinfonia de Beethoven” no âmbito do São Carlos na Figueira da Foz apresenta-se no CAE!
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dia 17 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório, o Concerto Coral-Sinfónico “9ª Sinfonia de Beethoven”, no âmbito do São Carlos na Figueira da Foz.A Sinfonia nº 9 (A coral), estreada em 1824, a última de Beethoven, é considerada o símbolo precursor do Romantismo, dado que, pela primeira vez, um importante compositor incorporou numa sinfonia a voz humana como elemento estrutural, dando-lhe importância tão relevante como a dos efetivos instrumentais. A obra tornou-se, assim, modelo aproveitado por inúmeros outros músicos (de Mahler a Berio) nos séculos seguintes.
O texto, um excerto da Ode à alegria de Friedrich Schiller, surge cantado no último andamento. O veemente empenho humanístico fez com que esta sinfonia se tivesse tornado símbolo de Fraternidade – foi escolhida, inclusivamente, como Hino da União Europeia, num arranjo de Herbert von Karajan. É uma das mais amadas e interpretadas obras do repertório musical mundial. Os dois grandes corpos artísticos do Teatro Nacional de São Carlos já se uniram inúmeras vezes para a sua execução. O facto de a cantarem uma vez mais “com alegria” (Schiller) é prova da imortalidade da composição.
Soprano: Susana Gaspar | Meio-soprano: Maria Luísa de Freitas | Tenor: Luís Gomes | Baixo: Luís Rodrigues | Direção Musical: Antonio Pirolli.
Orquestra Sinfónica Portuguesa | Coro do Teatro Nacional de São Carlos (Giampaolo Vessella, Maestro titular).
Bilhetes a 20 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.
Filme finlandês Folhas Caídas prémio do Júri do Festival de Cannes passa no CAE!
Sinopse:
Duas pessoas solitárias encontram-se por acaso na noite de
Helsínquia e tentam encontrar o primeiro, único e último amor das
suas vidas. Mas o caminho para atingir esse objetivo é cheio de
obstáculos: o alcoolismo, números de telefone perdidos, não
saberem o nome um do outro. E a tendência geral da vida em criar
obstáculos no caminho daqueles que buscam a felicidade.
Esta gentil tragicomédia é a quarta parte da trilogia da classe trabalhadora de Aki Kaurismäki (Shadows in Paradise, Ariel e The Match Factory Girl).
Este filme recebeu o Prémio do Júri do Festival de Cannes.
Realização de Aki Kaurismäki, com os intérpretes Alma Pöysti, Jussi Vatanen e Janne Hyytiäinen; Drama, Finlândia, 2023.
Duração 01h21, m 12 anos.
CAE, sexta-feira 16 de fevereiro, 21h00, Auditório João César Monteiro, sessão de cinema com o filme 'Folhas Caídas' de Aki Kaurismäki.
Bilhetes a 4 euros.
> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Espetáculo da Universidade Sénior da Figueira da Foz "Ciclo Harmonia, um certo olhar" passa próximo sábado na Dez de Agosto!
A Universidade Sénior da Figueira da Foz vai realizar a primeira sessão do "Ciclo Harmonia, um certo olhar" que tem por objetivo c...

-
A 4 de janeiro de 1838, por decreto de D. Maria II, “nasceu” a Banda da Guarda Municipal, posteriormente designada Banda de Música da Guar...
-
O Rancho das Cantarinhas de Buarcos vai participar na próxima quarta-feira dia 13 de novembro no concurso “Temos Artista – Danças Tradiciona...
-
O Grupo de Cantares da Dez de Agosto vai atuar no próximo sábado dia 9 de novembro no Lar das Abadias, e no domingo de 8 de dezembro no Lar ...