*Página complementar do Weblog Diário O PALHETAS NA FOZ - Figueira da Foz - Portugal*
sábado, 29 de junho de 2024
sexta-feira, 28 de junho de 2024
Este sábado há Drink & Tell - Tintim por TchimTchim com Ana Lage no CAE!
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta este sábado, 29 de junho, pelas 21h30, no Jardim Interior, uma sessão de contos no âmbito do Drink & Tell - Tintim por Tchim-Tchim, com a contadora convidada Ana Lage.
Com organização conjunta da Bruaá e do CAE, e a parceria da Loja Sol Engarrafado e do Restaurante Olaias, o encontro Tintim por Tchim-Tchim pretende ser um tempo e espaço para ouvir e contar. Uma sessão de narração oral para adultos, ao qual se juntará o vinho, e algo a saborear, complementos perfeitos para uma noite de partilha, em que, juntos, teceremos essa trama feita de palavras e silêncios que faz dos contos poderosos instrumentos de pensamento que estimulam a fantasia, sensibilidade, memória e expressão. Esta sessão terá como convidada a contadora Ana Lage, ilustradora de interiores e escultora de palavras. Nascida em 1966, corre-lhe o Minho nas veias. Iniciou o seu percurso profissional como artista plástica na qualidade de ilustradora de interiores. A partir de 2006 inicia formação contínua como Narradora Oral na Biblioteca de Oeiras onde integra a bolsa de contadores. Tem vindo a especializar-se no âmbito da mediação leitora, com formações no Centro Oeiras a Ler e com uma pós-graduação em Livro Infantil na Universidade Católica. Desenvolve atualmente o projeto “Enredos, Enredilhos e Outros Sarilhos...” um projeto de oralidade que cruza as diversas gerações e integra as diferentes artes no processo de desenvolvimento da literacia. Desde que se iniciou nas lides da narração que ilustra o interior de quem a escuta com palavras esculpidas pelo tempo. É no texto tradicional que encontra a sua casa, matizando-a, de quando em vez, com o texto de autor. Nessa casa que é o seu repertório, acolhe todos os públicos em sessões pensadas para o objetivo a que se destinam.
Uma sessão de celebração do ato de contar e ouvir histórias, essa experiência única e ancestral, renovada constantemente pela cumplicidade entre ouvinte e contador.
Brindemos.
quarta-feira, 26 de junho de 2024
Peça de teatro “M” produção da Associação Viver em Alegria passa na Filarmónica Dez de Agosto!
Adaptação da obra “8 Mulheres”, de Robert Thomas.“Véspera de Natal. Na casa de campo de Marcel, isolada pela neve que cai desde o dia anterior, os seus familiares estão reunidos para a consoada do Natal de 2023.A estranha ausência de Marcel na manhã daquele dia, vai provocar um reacender de ciúmes e o reviver de tempos conturbados vividos pela família. A suspeita de um deles ser um assassino põe tudo em causa. Pouco a pouco vão-se descobrindo as fraquezas e as ligações perigosas entre eles.”
A peça estreou a 11 de maio deste no âmbito das XLVI Jornadas de Teatro Amador do Lions Clube da Figueira da Foz, no Quiaios Clube.
Próxima exibição: Filarmónica Dez de Agosto, 29 de junho, 21h30.
O elenco é constituído pelos alunos da disciplina de Teatro da Universidade Sénior da Figueira da Foz:
Francisco Santos interpreta Marcel; Anália Filipe, a Mãe; Conceição Toscano, Susana; Elizabete Barbosa como Gaby; Natália Fernandes, Luísa; Dulce Pedrosa, Agustina; Tânia Caldas, Catarina, e Lígia Sá Pinto como Diana.
Adaptação e encenação de Luís Ferreira.
segunda-feira, 17 de junho de 2024
Vale tudo e a triplicar – Três grandes arraiais no Largo de S. João do Vale!
No âmbito das Festas da Cidade da Figueira da Foz o típico e histórico Largo de São João do Vale vai receber três noites de arraiais populares numa iniciativa da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto em colaboração com os moradores do Vale a constituirem-se, presentemente, como associação.Assim, no fim de semana de 22 e 23 deste mês e no fim de semana seguinte, a 29, realizam-se arraiais com comes e bebes, música e quermesse.No sábado dia 22 atuarão o Rancho das Camélias e a Banda AFK com música de dança.
No domingo dia 23, noite de S. João, atuará a banda Lando Music.
E no sábado seguinte, dia 29 e de S. Pedro, voltam ao local dos animados “crimes” o Rancho das Camélias e a Banda AFK
As febras, as sardinhas assadas e a poesia popular marcam, naquela zona, esta quadra de Santos Populares esperando-se que os figueirenses cumpram a tradição e aproveitem para dançar à volta do chafariz do típico largo com danças populares com "abraços e beijinhos".
(Clicar nos programas para melhor os visualizar)
domingo, 16 de junho de 2024
Woodrock Festival em julho na Praia de Quiaios já tem garantidos vários nomes sonantes!
A 10ª edição do Woodrock Festival acontece nos dias 18,19 e 20 de Julho, na Praia de Quiaios, Figueira da Foz
O Woodrock Festival, organizado pela Associação Cultural e Recreativa sem fins lucrativos “Sombra Janota” é organizado anualmente desde 2013, com exceção de 2020 e 2021 devido às condições pandémicas. Decorre num ambiente descontraído, rodeado pela paisagem florestal da Serra da Boa Viagem e pela Praia de Quiaios, situada poucos quilómetros a norte do centro da Figueira da Foz.Os Norte Americanos WEEDEATER, os portugueses THEM FLYING MONKEYS, 2 SEMICOLCHEIAS INVERTIDAS, MISLEADING, LORD OF CONFUSION, EPILEPSIA ALIENÍGENA e os Ucranianos com base na Figueira da Foz, SINOPTIK, encerram o cartaz da edição de 2024 do Woodrock Festival.
Os WEEDEATER formaram-se nos anos 90 na Carolina do Norte, Estados Unidos e desde então e até aos dias de hoje já deram centenas de concertos, levando o seu Stoner Rock,Sludge / Doom Metal a todos os recantos reais e imaginários, do Planeta.
Estas 7 bandas. juntam-se aos já anteriormente anunciados, LUCIFER, HIPPIE DEATH CULT, JIRM, CACHEMIRA, MAQUINA., TRAVO e OS OVERDOSES, compondo um cartaz sonoramente diversificado e que tem sido a imagem de marca de todas as edições do Festival.
A 10ª edição do Woodrock Festival acontece nos dias 18,19 e 20 de julho na Praia de Quiaios, Figueira da Foz.
Os passes gerais estão disponíveis em 2 modalidades:
Passe Geral com campismo incluído (no Parque de Campismo de Quiaios), 55 euros;
Passe Geral sem campismo incluído, 50 euros.
O valor dos bilhetes pontuais também já é conhecido: Quinta-feira 18 de julho, 18 euros; Sexta-feira 19 de julho, 30 euros; e sábado dia 20 de julho, 30 euros.
Bilhetes disponíveis na plataforma online da BOL e nos locais habituais, bem como na bilheteira do recinto nos dias do evento.
terça-feira, 11 de junho de 2024
Peça de teatro “M” no Caras Direitas em Buarcos pelos alunos de teatro da Universidade Sénior
Numa véspera de Natal, algo de insólito tem lugar numa casarão burguês isolada pela neve que cai desde o dia anterior. Os familiares de Marcel, o dono da casa, estão reunidos para a consoada do Natal de 2023.A estranha ausência de Marcel na manhã daquele dia, vai provocar um reacender de ciúmes e o reviver de tempos conturbados vividos pela família. A suspeita de um deles ser um assassino põe tudo em causa. Pouco a pouco vão-se descobrindo as fraquezas e as ligações perigosas entre eles.”
Peça de teatro “M” - Adaptação da obra “8 Mulheres” de Robert Thomas.
Com adaptação e encenação de Luís Ferreira, a peça vai ser levada à cena sábado, dia 15 de junho, pelas 16h30, no Teatro Grupo Caras Direitas, em Buarcos.
O elenco é constituído pelos alunos da disciplina de Teatro da Universidade Sénior da Figueira da Foz.
Reserva de bilhetes pelos telefones 963608419 ou 938320874, com aquisições a poderem ser efetuadas na Universidade Sénior da Figueira da Foz (1º andar do Mercado Municipal) e no Teatro Caras Direitas no dia do espetáculo a partir das 15h30.
David Fonseca sábado no CAE com o espectáculo Still 25 que assinala os seus 25 anos de carreira!
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sábado, 15 de junho, pelas 21h30, no Grande Auditório, um espetáculo com David Fonseca – Still 25.David Fonseca, um dos mais carismáticos criadores nacionais, regressa aos teatros para uma viagem pela sua carreira de 25 anos, de forma original e surpreendente: um espetáculo que cruza música, performance e cinema, onde as histórias por trás de cada canção se revelam através de imagens, palavras e momentos multimédia.
David leva-nos aos momentos privados de criação de cada um dos seus sucessos, desde as primeiras canções com os Silence 4 até às mais recentes na sua profícua carreira a solo, e abre a porta do seu universo pessoal como nunca antes visto em 25 anos de carreira.
As ideias que fizeram nascer as canções, os seus protagonistas e a sua visão artística única num momento intimista de partilha e proximidade.
Bilhetes a 20 e 25 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.
domingo, 2 de junho de 2024
Motivos para visitar a Praia de Quiaios no próximo fim de semana
Boa comida, boa música e muita animação para as famílias e amigos se divertirem à grande!O Street Food Festival 2024 espera por si!
A organização - da Junta de Freguesia de Quiaios - afirma: “Vamos voltar a criar muitas e boas memórias!”
> > > > > > > > >
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Espetáculo da Universidade Sénior da Figueira da Foz "Ciclo Harmonia, um certo olhar" passa próximo sábado na Dez de Agosto!
A Universidade Sénior da Figueira da Foz vai realizar a primeira sessão do "Ciclo Harmonia, um certo olhar" que tem por objetivo c...

-
A 4 de janeiro de 1838, por decreto de D. Maria II, “nasceu” a Banda da Guarda Municipal, posteriormente designada Banda de Música da Guar...
-
O Rancho das Cantarinhas de Buarcos vai participar na próxima quarta-feira dia 13 de novembro no concurso “Temos Artista – Danças Tradiciona...
-
O Grupo de Cantares da Dez de Agosto vai atuar no próximo sábado dia 9 de novembro no Lar das Abadias, e no domingo de 8 de dezembro no Lar ...