quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Cinema Fora de Portas em Quiaios com o filme “Ardente Paciência” que regressa ao local das filmagens!

No próximo domingo dia 17 de agosto, às 21h00, o Parque de Merendas da Praia de Quiaios vai transformar-se numa sala de cinema ao ar livre para a exibição gratuita de “Ardente Paciência” (1983), do realizador e escritor chileno Antonio Skármeta.Nunca exibido comercialmente em Portugal, “Ardente Paciência” dá origem à história que conquistaria o mundo com o título “O Carteiro de Pablo Neruda”, obra em que um humilde carteiro em Isla Negra, no Chile, estabelece amizade com o poeta Pablo Neruda e lhe pede ajuda para escrever versos à mulher dos seus sonhos. Enquanto a relação floresce e leva ao casamento, o país enfrenta uma turbulência política que traz separação, doença e repressão para a vida dos dois amigos.

Para a comunidade de Quiaios, a projeção tem um significado especial e representa um regresso ao passado, visto a longa-metragem ter sido rodada em vários locais da freguesia, bem como em Buarcos e na Praia da Tocha.
Poucos sabem que Pablo Neruda morou na Casa dos Cogumelos, na Murtinheira, e que o carteiro Mário andou a distribuir cartas pelas ruas de Quiaios! Alguns dos residentes participaram ativamente na produção, mas até agora, mais de 40 anos depois, poucos tiveram a oportunidade de ver o resultado.

Ainda antes da sessão, um dos coprodutores do filme, o cineasta Miguel Cardoso (sócio fundador da Prole Filme — Sociedade Cooperativa de Produção Cinematográfica), a diretora de arte Nené Paraíso, e alguns dos figurantes, à data cooptados entre a população local, juntam-se para desvendar segredos e curiosidades deste momento particular da vida da comunidade quiaense.

A conversa será moderada pela jornalista Vilma Reis, que recentemente desbravou os bastidores desta produção e cuja reportagem poderá ser lida em (https://coimbracoolectiva.pt/historias/o-carteiro-de-pablo-neruda-morou-primeiro-em-portugal-e-a-casa-dos-cogumelos-guarda-este-segredo/).

Esta sessão do ciclo “Cinema Fora de Portas” nasce de um desafio lançado pela revista “Coimbra Coolectiva” à Junta de Freguesia de Quiaios e à Casa do Cinema de Coimbra, que uniram esforços para tornar possível este momento que partilha história, memória e cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cinema Fora de Portas em Quiaios com o filme “Ardente Paciência” que regressa ao local das filmagens!

No próximo domingo dia 17 de agosto, às 21h00, o Parque de Merendas da Praia de Quiaios vai transformar-se numa sala de cinema ao ar livre p...