segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Escola de Artes do CAE abre inscrições para aulas de teatro 2025/26

A Escola de Artes do CAE da Figueira da Foz encontra-se a promover as inscrições para as aulas de teatro do ano letivo 2025/26, destinadas a crianças, jovens e adultos.As aulas estão a cargo do ator Guilherme de Bastos Lima, profissional com uma sólida carreira no panorama nacional, licenciado no conservatório de Lisboa, já integrou produções de Filipe La Féria e da Yellow Star Company, sendo igualmente fundador e diretor da sua própria companhia na Figueira da Foz, o Teatro do Bigode.

No último ano letivo, a Escola de Artes do CAE apresentou a mega produção “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, que subiu ao palco do Grande Auditório do CAE em junho. O espetáculo contou com a participação de mais de 50 alunos, sublinhando o dinamismo e a vitalidade desta escola.

As inscrições já se encontram abertas e podem ser efetuadas através do contacto de email (pequenasvozes.figfoz.cae@gmail.com) ou dos números de telefone 914408318 e 913119147.

"Amigas e Rivais" na Casa do Povo de Lavos no âmbito do “CAE Fora de Portas”

Esta divertida comédia conta a história de duas conhecidas atrizes que, de forma despretensiosa, retratam os altos e baixos das suas vidas pessoais e profissionais. Manuela e Dulce, para além da sua história e da sua amizade, têm um aguçado poder crítico que as leva a satirizar, para além das suas vidas, o atual panorama social e político do nosso país.O talento de dois grandes nomes do teatro e da televisão, Noémia Costa e Rosa do Canto, são o garante de hilariantes momentos com muito humor e muita gargalhada. A partir de uma ideia inédita de Noémia Costa, com texto de David Búzio, música e direção musical de Nuno Pires, esta comédia encontra-se repleta de muito humor e é bem reveladora do amor que estas duas atrizes têm pela arte de representar.

Casa do Povo de Lavos, domingo dia 14 de setembro, 16 horas, peça de teatro "Amigas e Rivais" com Noémia Costa e Rosa do Canto, no âmbito da iniciativa CAE Fora de Portas.

Bilhetes a 5 euros à venda na bilheteira do CAE, na Ticketline, e no próprio dia no local do espetáculo.

Concerto solidário = Orquestra Médica Ibérica com a Orquestra Corpus Medicorum e Mário Laginha no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que irá realizar-se, domingo, 7 de setembro, pelas 17h00, no Grande Auditório, um concerto solidário apresentado pela Orquestra Médica Ibérica com Orquestra Corpus Medicorum e Mário Laginha.

A Orquestra Médica Ibérica (OMI) é composta por médicos e estudantes de medicina de Portugal e Espanha, que partilham a sua paixão pela música e medicina, unindo-se em prol do acesso universal e de qualidade aos cuidados de saúde. Conta atualmente com cerca de 400 músicos inscritos, de mais de 40 cidades da península ibérica. Aqui têm a oportunidade de trocar as batas pelo instrumento musical e o hospital pelo palco, apresentando-se num concerto solidário, cujas receitas de bilheteira revertem a favor de uma Instituição de Solidariedade Social da área da saúde, que beneficia os grupos mais desfavorecidos e vulneráveis da sociedade.

Conta com apresentações em Lisboa, Braga, Barcelona, Madrid, Porto e Granada com mais de 45.000€ angariados para diferentes instituições.

Neste concerto, a OMI junta-se à Orquestra Australiana Corpus Medicorum e ao conceituado pianista Mário Laginha, num concerto solidário a favor da Corações Com Coroa (CCC). A CCC, presidida por Catarina Furtado, embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, atua em defesa dos Direitos Humanos, e pela sua efetiva aplicação, com ações de informação e advocacy, e em especial através de projetos de empoderamento de raparigas e mulheres.

Este concerto apoiará o CCC +, Apoio Social e Psicológico gratuito, projeto desenvolvido diariamente por esta associação, que trabalha com uma rede de parceiros também para garantir apoio na saúde oral e jurídico e, desde 2014, já impactou positivamente a vida de mais de 1000 raparigas e mulheres.

Bilhetes a 10€ à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Ciclo de Cinema Japonês passa 4 dias no CAE no âmbito da participação de Portugal na Expo 2025 Osaka

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dias 4, 5, 11 e 12 de setembro, pelas 21h30, no Auditório João César Monteiro, um Ciclo de Cinema Japonês.
O Ciclo de Cinema Japonês realiza-se, no CAE, no âmbito da participação de Portugal na Expo 2025 Osaka – Portugal Expo 2025, inserido num programa cultural desenvolvido pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. O objetivo é reforçar os laços entre os dois países, que permita aos portugueses um contacto com a cultura japonesa sem sair de Portugal, envolvendo-os, ao mesmo tempo, na participação de Portugal na exposição mundial de Osaka.

A programação tem o apoio da Medeia Filmes, e conta com filmes dos realizadores Ryûsuke Hamaguchi, Akira Kurosawa, Yasujiro Ozu e Kenji Mizoguchi.

A Programação é a seguinte:

ASAKO 1 & 2

QUINTA-FEIRA | 4 SETEMBRO | 21H30

Sinopse: O filme começa quando Asako e Baku, dois estudantes universitários, se conhecem e se apaixonam à saída de uma exposição de fotografia. Contudo, Baku abandona subitamente Asako, sem qualquer explicação. Anos mais tarde, em Tóquio, Asako pensa ver Baku a trabalhar num bar de saké, mas na verdade trata-se de Ryohei, um simpático jovem de voz suave, confuso com as súbitas atenções de Asako. Começam a namorar e Asako não conta ao namorado que este se assemelha fisicamente à sua antiga paixão. Quando Baku reaparece anos depois, a jovem vê-se confrontada com os seus antigos sentimentos.

Realização: Ryûsuke Hamaguchi | Intérpretes: Masahiro Higashide, Erika Karata, Sairi Itô | Género: Drama | Origem: Japão, 2018 | Duração: 2h00 | M/12.

O TRONO DE SANGUE

SEXTA-FEIRA | 5 SETEMBRO | 21H30

Sinopse: O general Washizu e o general Miki perdem-se na floresta e encontram uma bruxa, que prevê que Washizu será Rei e que será sucedido pelos herdeiros de Miki. É então que Washizu mata o seu senhor, Kuniharu Tsuzuki, e Miki.

A bruxa prevê agora que ele estará a salvo enquanto a floresta não se puser em movimento. Mas o filho de Miki ataca o castelo de Washizu, usando as árvores da floresta como camuflagem. O filho de Washizu nasce morto, a sua mulher enlouquece e ele é traído pelos seus homens.

Realização: Akira Kurosawa | Intérpretes: Toshiro Mifune, Isuzu Yamada, Minoru Chiski | Género: Drama | Origem: Japão, 1957 | Duração: 1h50 | M/12.

PRIMAVERA TARDIA

QUINTA-FEIRA | 11 SETEMBRO | 21H30

Sinopse: Noriko está perfeitamente feliz a viver em casa com o seu pai viúvo, Shukichi, e não tem planos para casar – ou melhor, não tem até a sua tia Masa convencer Shukichi que, a não ser que ele case a sua filha de 27 anos em breve, há uma enorme probabilidade de esta permanecer sozinha para o resto da sua vida. Quando Noriko resiste ao arranjinho de Masa, Shukichi vê-se forçado a enganar a sua filha e sacrificar a sua própria felicidade para fazer o que ele acredita estar certo.

Realização: Yasujiro Ozu | Intérpretes: Chishû Ryû, Setsuko Hara, Yumeji Tsukioka | Género: Drama | Origem: Japão, 1949 | Duração: 1h48 | M/12.

O INTENDENTE SANSHO

SEXTA-FEIRA | 12 SETEMBRO | 21H30

Sinopse: No Japão medieval, um governador permissivo é mandado para o exílio. A mulher e os dois filhos tentam juntar-se-lhe, mas são cruelmente separados. Enquanto a mãe é forçada a prostituir-se, os filhos, Anju e Zushio, são vendidos como escravos ao tirano Sansho e crescem submetidos ao sofrimento e à opressão. Anos mais tarde, Zushio é um homem duro, mas a irmã, Anju, não esqueceu a história de ambos.

Realização: Kenji Mizoguchi | Intérpretes: Kinuyo Tanaka, Yoshiaki Hanayagi, Kyoko Kagawa | Género: Drama | Origem: Japão, 1954 | Duração: 2h04 | M/12.

Bilhetes a 4 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Escola de Artes do CAE abre inscrições para aulas de teatro 2025/26

A Escola de Artes do CAE da Figueira da Foz encontra-se a promover as inscrições para as aulas de teatro do ano letivo 2025/26, destinadas a...