terça-feira, 22 de agosto de 2023

Auditório do Museu Municipal da Figueira da Foz acolhe o Concerto final do Estágio e Intercâmbio Musical Ibérico!

Falar de intercâmbio é dissertar sobre a troca de experiencia multiculturais entre nações, povos, culturas e a promoção de relações desenvolvidas a partir da reciprocidade, onde a oportunidade de se viver um intercâmbio será uma óptima vivência para os participantes. O contacto com povos diferentes e vivências culturais diversificadas, produzem experiências únicas que nos dão uma visão de mundo, cujas memórias deixarão marcas e ensinamentos para toda vida. Essa permuta irá acontecer no final de agosto entre músicos vindos de Castrelo-Espanha e de Santana-Portugal.

O Auditório do Museu Municipal da Figueira da Foz será o local que no dia 2 de setembro pelas 17h00, irá receber o Concerto final do Estágio e Intercâmbio musical Ibérico que inclui jovens músicos vindos de Castrelo, Cambados, Espanha e de Santana-Figueira da Foz, os quais fazem parte das respetivas associações musicais ibéricas.

Será o terminus do projeto que a Sociedade Musical Santanense, em tempo útil, apresentou à Câmara Municipal da Figueira da Foz sob o impulso da vereadora Olga Brás, a qual incentivou a SMS a dar esse passo o qual foi acarinhado e apoiado pelo Município e pela Junta de Freguesia de Ferreira-Nova. Este ano, entre 28 de agosto e 2 de setembro, estarão entre nós os “artistas”, acontecendo o inverso em 2024 por esta época quando se irão deslocar a Espanha os músicos da Banda de Santana.

Para além deste intercâmbio multicultural e musical, desenvolver-se-ão laços de amizade, troca de experiências, aulas práticas, workshops musicais, atividades musicais históricas, entretenimento em vários formatos, bem como o concerto final.

Músicas novas vindas de Espanha e de Portugal, repertório escrito para vozes, estilos diferenciados, nomeadamente o clássico, contemporâneo e o popular, serão motivos para que os públicos ecléticos possam assistir no citado auditório com entrada livre.

Além da comitiva dos “nuestros hermanos”, Nicolás Portas Ricoy, Maestro da Banda de Música de Castrelo e Francisco M. Relva Pereira da Santanense, serão os responsáveis pelos trabalhos diários e dirigirão o concerto final.

(Texto enviado pelo maestro da Banda de Santana, Francisco M. Relva Pereira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Banda Portuguesa Taxi atua no CAE com Filarmónicas de Maiorca e Alqueidão

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sábado, 18 de maio, pelas 21h30, no Grande Auditório, um espetáculo com os Tá...