Página complementar do Jornal Weblog Diário O PALHETAS NA FOZ - Figueira da Foz - Portugal-Europa
terça-feira, 27 de janeiro de 2026
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
"Hansel e Gretel" pela companhia Red Cloud passa uma tarde no CAE!
Hansel e Gretel é um espetáculo musicado ao vivo e de cariz imersivo que aborda várias técnicas, desde a tradição à contemporaneidade. Parte do conto dos irmãos Grimm para tecer diversas ligações com a atualidade e reelaborar o percurso de Gretel e Hansel. Sob uma perspetiva de questionamento relativo ao significado de “Bruxa” e a sua associação ao género feminino, na esfera do fantástico e da história social e humana.
Trata-se de um espetáculo de teatro com marionetas, formas e coisas em movimento para um público diversificado (infantojuvenil, familiar e adulto), que, como tem sido regra nos espetáculos da Red Cloud - Teatro de Marionetas, pretende-se que seja absorvido sob diferentes formas, de acordo com as várias faixas etárias.
Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, sábado 17 de janeiro pelas 16h00 no Grande Auditório, espetáculo de Teatro com Marionetas "Hansel e Gretel" pela companhia Red Cloud.
Bilhetes a 5 euros (público geral) e 8 euros (criança + adulto) à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.
domingo, 11 de janeiro de 2026
Ciclo de filmes "Integral" do cineasta figueirense João César Monteiro no CAE
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE) em parceira com a Medeia Filmes apresenta, a partir do dia 16 de janeiro, um conjunto de filmes do cineasta figueirense João César Monteiro (Figueira da Foz, 2 de fevereiro de 1939 - Lisboa, 3 de fevereiro de 2003) no âmbito do ciclo “Integral João César Monteiro”.
João César Monteiro é autor de uma obra extraordinária, ferozmente livre e de uma coragem artística ímpar. Um cineasta singular e iconoclasta que marcou sobremaneira a arte portuguesa no último meio século.
Esta é, assim, uma excelente oportunidade para que o público (e sobretudo a nova geração) possa assistir, em sala, em cópias digitais restauradas, à sua obra “incandescente” e “desmedidamente genial”, como a descreveu João Bénard da Costa, irónica e incisiva. Uma obra que, a partir de “Silvestre” (1981), estreado no Festival de Veneza, desperta a atenção internacional.
O CAE, em janeiro, apresentará, no Auditório ao qual o Município da Figueira da Foz atribuiu o seu nome, em 2020,3 filmes essenciais da sua obra: “Recordações da Casa Amarela” (1989), que recebeu o Leão de Prata no Festival de Veneza de 1989 (sexta-feira, 16 de janeiro, 21h30); “A Comédia de Deus”, Grande Prémio Especial do Júri do Festival de Veneza 1995 (sexta-feira, 23 de janeiro, 21h30) e “Vai e Vem”, o derradeiro filme do cineasta (quarta-feira, 28 de janeiro, 21h30).
Um ciclo a não perder, de um cineasta que “inventou” para si um lugar próprio no cinema.
Bilhetes a 4 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.
….....................
Neste âmbito, e já na próxima sexta-feira de 16 de janeiro pelas 21h30, irá decorrer a primeira sessão de cinema deste ciclo, com o filme "Recordações da Casa Amarela".
Sinopse:
Lisboa, 1989. Um pobre-diabo de meia-idade vive no quarto de uma pensão barata e familiar, na zona velha e ribeirinha da cidade.
Atormentado pela doença e por vicissitudes de ordem vária, o idiota, que se alimenta de Schubert e, quiçá, de uma vaga cinefilia como forma de resistência à miséria, é posto no olho da rua, após tentativa fruste contra o pudor da filha da dona da pensão.
Sozinho, e privado de quaisquer recursos, vê-se confrontado com a dureza do espaço urbano e é internado num hospício, de onde sairá por ponderada decisão de homem livre, para cumprir uma missão "rica e estranha" que lhe é indicada por um velho amigo, doente mental como ele: ‘Vai e dá-lhes trabalho!’
E aqui para nós, a rir a rir, algum tem dado...
Leão de Prata no Festival de Veneza de 1989.
quinta-feira, 1 de janeiro de 2026
Bailado 'A Bela Adormecida' neste primeiro domingo de 2026 no CAE!
“A Bela Adormecida” é uma narrativa que desperta a magia dos contos de fadas. Um mundo encantado de castelos e florestas, maldições e fadas; somente o beijo de um amor verdadeiro conseguirá desfazer o feitiço – a sagração do Romantismo.
Esta obra é, sem dúvida, uma das mais belas páginas do ilustre compositor Piotr Tchaikovsky. A relação entre a música de Tchaikovsky e a coreografia de Marius Petipa é de tal forma perfeita, que seria difícil imaginar outra leitura da partitura. Por isso, música e coreografia numa simbiose genial fizeram com que esta peça fosse considerada a obra emblemática da dança clássica.
Um elenco de artistas internacionais composto por nove nacionalidades, dão corpo e alma a esta brilhante e irresistível produção clássica. Uma experiência imperdível e memorável. Um espetáculo único que irá perdurar na memória do público.
Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta este domingo de 4 de janeiro, pelas 17h00, no Grande Auditório, "A Bela Adormecida", bailado em um prólogo e dois atos de Piotr Tchaikovsky.
Bilhetes a 25 e 28 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.
Primeira 'Orquestrae' no CAE será a 10 de janeiro com o aclamado artista português FF acompanhado de uma filarmónica e uma orquestra!
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta no sábado dia 10 de janeiro pelas 21h30, no Grande Auditório, um concerto com FF com a Filarmónica do Alqueidão e Orquestra de Jazz da Escola de Artes do CAE no âmbito do Orquestrae III.
O ano começa com um evento especial no CAE! Dia 10 de janeiro pelas 21h30, o Grande Auditório será palco de mais um Orquestrae. Desta vez, o conceito que desafia os limites da música junta a tradição da Filarmónica do Alqueidão e a Orquestra de Jazz da Escola de Artes do CAE. No centro deste encontro único está um convidado de exceção: o aclamado artista português FF!
Conhecido pelo seu projeto a solo que mistura indie rock, folk e letras poéticas, FF é um dos nomes mais originais e queridos da nova música portuguesa. Com um som que toca o público de forma genuína, ele trará a sua energia e sensibilidade para criar, em conjunto com as duas orquestras, um espetáculo verdadeiramente único.
Um Encontro de Mundos Sonoros em que a música filarmónica, o jazz e a visão artística de FF se fundem para criar algo novo e mágico, absolutamente a não perder.
Bilhetes a 15 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.
Filme "Justa" de Teresa Villaverde com as presenças da realizadora e do professor Sérgio Dias Branco
Sinopse: Em 2017, em Portugal, grandes incêndios destruíram floresta, mataram crianças e adultos, uns morreram nas suas aldeias e outros encurralados numa estrada. A comunicação não funcionou, e as aldeias não tinham abrigos.A ação não se passa nesse ano, mas já mais tarde. Acompanha um núcleo pequeno de pessoas que perderam os familiares mais próximos, e que agora estão no seu processo de aprender a viver depois de tudo o que perderam.
“Justa” é uma ficção que tem como génese a catástrofe dos incêndios de 2017, e que nos lembra como tantas experiências na vida não são partilháveis nem entendíveis por quem não passou por elas.
CAE da Figueira da Foz, quinta-feira, 8 de janeiro, 21h30, Auditório João César Monteiro, sessão de cinema com o filme "Justa" de Teresa Villaverde. Esta sessão contará com as presenças da realizadora e do professor Sérgio Dias Branco.
Realização de Teresa Villaverde com os intérpretes Betty Faria, Filomena Cautela e Madalena Cunha.
Drama, Portugal 2025, 1h48, m/12 anos. Bilhetes a 4 euros.
Subscrever:
Comentários (Atom)
Marina Mota vem ao Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e traz “Radojka” consigo!
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sábado, 21 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório, a peça de teatro ...
-
Teatro do Bigode - Companhia Profissional da Figueira da Foz - Depois de anos de espetáculos pontuais o coletivo assume-se agora como estr...
-
CAE Fora de Portas recebe 'Em Casa d'Amália' no Páteo de Santo António no primeiro sábado de agosto!O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que irá realizar-se no sábado dia 2 de agosto, pelas 22h00, no Páteo de Santo An...
-
A Festa mais glamorosa da Figueira da Foz, a “Noite Branca”, está de volta ao Anfiteatro Exterior do Centro de Artes e Espectáculos da Figue...






