terça-feira, 27 de janeiro de 2026

"Grease, O Musical" no CAE tem a lotação praticamente esgotada!

Passado na Califórnia, no final dos anos 50 e começo dos anos 60, “Grease” tem como pano de fundo o comportamento dos jovens dessa época. É a história de um casal de estudantes, Danny e Sandy, que trocam juras de amor no verão, mas separam-se, uma vez que ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy acaba por se matricular na escola de Danny. A partir desse momento, tudo poderá acontecer e o amor irá imperar, mas não sem antes os jovens andarem desavindos.O final feliz derrete corações, e o humor insólito, próprio de jovens na flor da idade, faz deste argumento um clássico que tem atravessado gerações e que continua em cena em inúmeras salas de teatro, nos Estados Unidos da América.

“Grease, O Musical” revive os hits que marcaram toda uma geração, com um elenco fabuloso numa superprodução absolutamente a não perder.

Encenação de Paulo Sousa Costa; Assistência de encenação Diogo de Carvalho e Luís Pacheco; Texto de Jim Jacobs & Warren Casey; Tradução de M. B. Santos; Direção Musical de Carolina Puntel; Coreografia de Mariana Luís e Pedro Borralho; Cenografia de Fred Klaus; Figurinos Fred Klaus e Sofia Lima; Adereços e Perucas Afonso Judicibus; Confeção de Figurinos Sofia Lima e Ana Cristina Santos; Assistência de Figurinos Carolina Almeida e Lara Jean.

Elenco: Alexandra Pato, Bryan Carvalho, Carolina Puntel, Inês Martins, Inês Pedro de Campos, José Valente, Kkappa, Luís Santos Mascarenhas, Maggie Campos, Maria Barros, Mariana Marques Guedes, Marta Rito, Miguel Barroso, Pedro Alma, Ricardo de Sá e Rogério Maurício

Produção: Yellow Star Company.

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, sábado 31 de janeiro, 21h30 no Grande Auditório, "Grease, O Musical". Este espetáculo encontra-se com a lotação praticamente esgotada.

Bilhetes a 25 e 30 euros.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

"Hansel e Gretel" pela companhia Red Cloud passa uma tarde no CAE!

Hansel e Gretel é um espetáculo musicado ao vivo e de cariz imersivo que aborda várias técnicas, desde a tradição à contemporaneidade. Parte do conto dos irmãos Grimm para tecer diversas ligações com a atualidade e reelaborar o percurso de Gretel e Hansel. Sob uma perspetiva de questionamento relativo ao significado de “Bruxa” e a sua associação ao género feminino, na esfera do fantástico e da história social e humana.

Trata-se de um espetáculo de teatro com marionetas, formas e coisas em movimento para um público diversificado (infantojuvenil, familiar e adulto), que, como tem sido regra nos espetáculos da Red Cloud - Teatro de Marionetas, pretende-se que seja absorvido sob diferentes formas, de acordo com as várias faixas etárias.

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, sábado 17 de janeiro pelas 16h00 no Grande Auditório, espetáculo de Teatro com Marionetas "Hansel e Gretel" pela companhia Red Cloud.

Bilhetes a 5 euros (público geral) e 8 euros (criança + adulto) à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

domingo, 11 de janeiro de 2026

Ciclo de filmes "Integral" do cineasta figueirense João César Monteiro no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE) em parceira com a Medeia Filmes apresenta, a partir do dia 16 de janeiro, um conjunto de filmes do cineasta figueirense João César Monteiro (Figueira da Foz, 2 de fevereiro de 1939 - Lisboa, 3 de fevereiro de 2003) no âmbito do ciclo “Integral João César Monteiro”.

João César Monteiro é autor de uma obra extraordinária, ferozmente livre e de uma coragem artística ímpar. Um cineasta singular e iconoclasta que marcou sobremaneira a arte portuguesa no último meio século.

Esta é, assim, uma excelente oportunidade para que o público (e sobretudo a nova geração) possa assistir, em sala, em cópias digitais restauradas, à sua obra “incandescente” e “desmedidamente genial”, como a descreveu João Bénard da Costa, irónica e incisiva. Uma obra que, a partir de “Silvestre” (1981), estreado no Festival de Veneza, desperta a atenção internacional.

O CAE, em janeiro, apresentará, no Auditório ao qual o Município da Figueira da Foz atribuiu o seu nome, em 2020,3 filmes essenciais da sua obra: “Recordações da Casa Amarela” (1989), que recebeu o Leão de Prata no Festival de Veneza de 1989 (sexta-feira, 16 de janeiro, 21h30); “A Comédia de Deus”, Grande Prémio Especial do Júri do Festival de Veneza 1995 (sexta-feira, 23 de janeiro, 21h30) e “Vai e Vem”, o derradeiro filme do cineasta (quarta-feira, 28 de janeiro, 21h30).

Um ciclo a não perder, de um cineasta que “inventou” para si um lugar próprio no cinema.

Bilhetes a 4 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

….....................

Neste âmbito, e já na próxima sexta-feira de 16 de janeiro pelas 21h30, irá decorrer a primeira sessão de cinema deste ciclo, com o filme "Recordações da Casa Amarela".

Sinopse:

Lisboa, 1989. Um pobre-diabo de meia-idade vive no quarto de uma pensão barata e familiar, na zona velha e ribeirinha da cidade.

Atormentado pela doença e por vicissitudes de ordem vária, o idiota, que se alimenta de Schubert e, quiçá, de uma vaga cinefilia como forma de resistência à miséria, é posto no olho da rua, após tentativa fruste contra o pudor da filha da dona da pensão.

Sozinho, e privado de quaisquer recursos, vê-se confrontado com a dureza do espaço urbano e é internado num hospício, de onde sairá por ponderada decisão de homem livre, para cumprir uma missão "rica e estranha" que lhe é indicada por um velho amigo, doente mental como ele: ‘Vai e dá-lhes trabalho!’

E aqui para nós, a rir a rir, algum tem dado...

Leão de Prata no Festival de Veneza de 1989.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Bailado 'A Bela Adormecida' neste primeiro domingo de 2026 no CAE!

“A Bela Adormecida” é uma narrativa que desperta a magia dos contos de fadas. Um mundo encantado de castelos e florestas, maldições e fadas; somente o beijo de um amor verdadeiro conseguirá desfazer o feitiço – a sagração do Romantismo.

Esta obra é, sem dúvida, uma das mais belas páginas do ilustre compositor Piotr Tchaikovsky. A relação entre a música de Tchaikovsky e a coreografia de Marius Petipa é de tal forma perfeita, que seria difícil imaginar outra leitura da partitura. Por isso, música e coreografia numa simbiose genial fizeram com que esta peça fosse considerada a obra emblemática da dança clássica.

Um elenco de artistas internacionais composto por nove nacionalidades, dão corpo e alma a esta brilhante e irresistível produção clássica. Uma experiência imperdível e memorável. Um espetáculo único que irá perdurar na memória do público.

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta este domingo de 4 de janeiro, pelas 17h00, no Grande Auditório, "A Bela Adormecida", bailado em um prólogo e dois atos de Piotr Tchaikovsky.

Bilhetes a 25 e 28 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Primeira 'Orquestrae' no CAE será a 10 de janeiro com o aclamado artista português FF acompanhado de uma filarmónica e uma orquestra!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta no sábado dia 10 de janeiro pelas 21h30, no Grande Auditório, um concerto com FF com a Filarmónica do Alqueidão e Orquestra de Jazz da Escola de Artes do CAE no âmbito do Orquestrae III.

O ano começa com um evento especial no CAE! Dia 10 de janeiro pelas 21h30, o Grande Auditório será palco de mais um Orquestrae. Desta vez, o conceito que desafia os limites da música junta a tradição da Filarmónica do Alqueidão e a Orquestra de Jazz da Escola de Artes do CAE. No centro deste encontro único está um convidado de exceção: o aclamado artista português FF!

Conhecido pelo seu projeto a solo que mistura indie rock, folk e letras poéticas, FF é um dos nomes mais originais e queridos da nova música portuguesa. Com um som que toca o público de forma genuína, ele trará a sua energia e sensibilidade para criar, em conjunto com as duas orquestras, um espetáculo verdadeiramente único.

Um Encontro de Mundos Sonoros em que a música filarmónica, o jazz e a visão artística de FF se fundem para criar algo novo e mágico, absolutamente a não perder.

Bilhetes a 15 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Filme "Justa" de Teresa Villaverde com as presenças da realizadora e do professor Sérgio Dias Branco

Sinopse: Em 2017, em Portugal, grandes incêndios destruíram floresta, mataram crianças e adultos, uns morreram nas suas aldeias e outros encurralados numa estrada. A comunicação não funcionou, e as aldeias não tinham abrigos.A ação não se passa nesse ano, mas já mais tarde. Acompanha um núcleo pequeno de pessoas que perderam os familiares mais próximos, e que agora estão no seu processo de aprender a viver depois de tudo o que perderam.

“Justa” é uma ficção que tem como génese a catástrofe dos incêndios de 2017, e que nos lembra como tantas experiências na vida não são partilháveis nem entendíveis por quem não passou por elas.

CAE da Figueira da Foz, quinta-feira, 8 de janeiro, 21h30, Auditório João César Monteiro, sessão de cinema com o filme "Justa" de Teresa Villaverde. Esta sessão contará com as presenças da realizadora e do professor Sérgio Dias Branco.

Realização de Teresa Villaverde com os intérpretes Betty Faria, Filomena Cautela e Madalena Cunha.

Drama, Portugal 2025, 1h48, m/12 anos. Bilhetes a 4 euros.

Marina Mota vem ao Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e traz “Radojka” consigo!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sábado, 21 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório, a peça de teatro ...